Eleições 2022: confira o plano de governo de Gustavo Mendanha (Patriota)
Entre as propostas estão o combate ao abandono escolar, investimento em tecnologia, incentivo para policiais comprarem armas e a criação de complexos hospitalares.
Gustavo Mendanha (Patriota), candidato ao governo de Goiás, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato a vice-governador é Heuler Cruvinel, também filiado ao Patriota.
No documento, o político lista o que pretende fazer caso seja eleito em outubro. Há propostas para as áreas de educação, saúde, segurança pública, programas sociais, desenvolvimento e sustentabilidade, e outras.
Veja as propostas de Gustavo Mendanha
Desenvolvimento e sustentabilidade
Em seu plano de governo, Mendanha diz que pretende estimular a geração de energia limpa e renovável, tornando os prédios públicos autossustentáveis na produção de energia. Além disso, pretende criar o ‘Cartão Inteligente’, unificando todos os s documentos oficiais, faturas de serviços públicos e programas sociais.
O documento ainda aborda a melhoria de estradas e integração do transporte publico na região do Entorno do Distrito Federal.
“O desenvolvimento econômico está no centro da estratégia de construção de um estado melhor. Uma economia forte gera empregos, distribui renda e impacta diretamente em uma melhor qualidade de vida para todos. Para isso, uma infraestrutura decente e o respeito ao meio ambiente são caminhos indispensáveis”, aponta.
Meio ambiente e agronegócio
De acordo com o documento, o candidato deseja, junto com o setor agropecuário, implementar um plano de recuperação de áreas degradadas. Outra proposta é estimular a utilização de novas tecnologias agrícolas e ampliar os programas de regularização fundiária.
O texto também prevê um projeto estadual de saneamento básico e a implantação da pasta de meio ambiente nas unidades do Vapt Vupt. Além disso, há ainda o desenvolvimento de políticas de incentivo ao uso de veículos elétricos.
O político também pretende incentivar o consumo e uso consciente de água, energia e materiais, além de ampliar a capacidade e a cobertura do sistema de tratamento de esgoto sanitário.
Educação
Na área da educação, Gustavo Mendanha defende a busca ativa para enfrentar o abandono escolar. Além disso, pretende aprimorar os projetos de bolsas de estudo para estudantes em situação de vulnerabilidade.
O documento ainda aponta a implantação do sistema de ensino híbrido para complementar o presencial. Outra proposta é garantir acesso à internet em alta velocidade em todas escolas estaduais.
“Reestruturar os planos de carreiras, buscando torná-los atrativos e sustentáveis; apoiar os municípios na expansão do atendimento e na melhora da qualidade das creches, pré-escolas e ensino fundamental I”, também estão entre os projetos para a área educacional.
Saúde
Para a área da saúde, o político pretende estabelecer parcerias com o setor privado para redução das filas de consultas, exames e cirurgias, além da implantação de atendimento em turno extra.
Entre as propostas ainda está a regionalização do atendimento de saúde, com a implantação de cinco complexos hospitalares regionais, com leitos de clínica, cirurgia, psiquiatria, obstetrícia, pediatria, atendimentos cardiológicos de alta complexidade e UTI.
Segurança pública
Em seu plano de governo, Mendanha propõe a recomposição do efetivo destinado à Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. Além disso, também prevê isentar o ICMS dos membros das forças de segurança para aquisição de uma arma de fogo própria a cada 5 anos.
Entre as proposta ainda está a criação de equipes focadas na defesa da mulher, pessoas em situação de vulnerabilidade e também combate à corrupção e crimes virtuais.