Alego

“É coisa da gente”, nas redes sociais da Alego, destaca uma das tradições mais antigas de Goiás: as Cavalhadas de Pirenópolis

Série “É coisa da gente” destaca as Cavalhadas de Pirenópolis

A publicação dessa semana da campanha “É coisa da gente”, nas redes sociais do Legislativo goiano, conta um pouco da história das Cavalhadas de Pirenópolis, uma das tradições mais antigas do estado de Goiás. A série de postagens é uma iniciativa da seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Casa.

Reconhecida como uma das Cavalhadas mais expressivas do Brasil, a festividade virou símbolo e modelo para outras cidades. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (Iphan/GO), as celebrações são inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751.

As Cavalhadas de Pirenópolis unem religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do estado, mobilizando os moradores locais e visitantes, revivendo toda uma tradição histórica.

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros. São dois exércitos que se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a essa manifestação, encontra-se a presença dos mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé.

Os preparativos para a festa começam quinze dias antes, no início da Festa do Divino, marcada pela saída da Folia de Reis. Já as encenações duram três dias, sendo que, em cada um deles, há uma nova batalha. No fim, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.

Visando a saúde dos moradores e turistas, devido à pandemia de covid-19, a Prefeitura de Pirenópolis não realizou as Cavalhadas em 2020 e também optou pelo cancelamento das festividades em 2021. Por enquanto, como ainda não é possível apreciar de perto essa tradição que movimenta o município e emociona os participantes e quem assiste, você pode ficar por dentro de conteúdos como esse, seguindo as redes sociais da Assembleia.

A série “É coisa da gente” tem publicações semanais. Todas, por meio de ilustrações, contam alguma curiosidade do nosso estado e trazem informações de eventos culturais importantes em Goiás. A postagem anterior, por exemplo, trouxe curiosidades sobre um dos eventos mais tradicionais da Capital, a Exposição Agropecuária de Goiânia. Para conferir basta clicar neste link

Agência Assembleia de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo