Goiânia

Detran-GO lança programa de fiscalização para combater motocicletas barulhentas

Da Redação
[email protected]

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou nesta segunda-feira (17) o programa “Randandan”, focado na fiscalização da circulação de motocicletas com escapamento alterado no estado. A ação visa coibir a prática irregular de veículos com escapamento livre ou silenciador de motor defeituoso, inoperante ou deficiente, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Equipes do Detran realizarão rondas ostensivas na Região Metropolitana de Goiânia e em outras cidades, em parceria com o Batalhão de Trânsito e a Polícia Militar. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressaltou os impactos negativos causados por essas motocicletas, que afetam tanto o meio ambiente quanto o bem-estar da população. O barulho excessivo, além de causar poluição sonora, prejudica pessoas com maior sensibilidade a ruídos, como idosos, animais, autistas e crianças.
Waldir Soares afirmou que a população está cansada desse desrespeito e explicou que a ação não visa multar, mas sim corrigir o problema. “Não queremos multar ninguém, mas não seremos tolerantes com o desrespeito com as pessoas e com o meio ambiente”, destacou.
Em 2024, 13.406 casos de motocicletas com escapamento irregular foram registrados, e neste ano já foram identificadas 1.784 infrações. A multa por circulação de motocicleta com escapamento irregular é de R$ 195,23, com a retenção do veículo até que o problema seja resolvido. O condutor ainda acumula cinco pontos na CNH.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo