Política

Descontentamento com Governo Lula Cresce, Revela Pesquisa AtlasIntel

A maré virou para o governo Lula. Após comemorar boas taxas de aprovação no início do ano, a quantidade de pessoas descontentes com a gestão petista, pela primeira vez no mandato, supera as que estão satisfeitas

Da Redação
[email protected]

A popularidade do governo Lula parece ter enfrentado uma reviravolta, conforme indicado por uma recente pesquisa da AtlasIntel. Após um início de ano promissor com boas taxas de aprovação, pela primeira vez no mandato, o número de pessoas descontentes com a gestão petista supera aquelas que estão satisfeitas.
Segundo os dados, a quantidade de brasileiros que avaliam o governo como “ruim e péssimo” aumentou de 39% para 41%, enquanto aqueles que o consideram “ótimo e bom” caíram de 42% para 38%. Observam-se movimentos semelhantes em relação à aprovação do presidente, que despencou de 52% para 47%, enquanto a desaprovação subiu de 43% para 46%.
Porém, apesar de indicadores econômicos favoráveis, como o crescimento do PIB em 2,9% no ano passado, a percepção da população parece divergir da realidade. Impressionantes 53% dos entrevistados consideram a situação econômica do país ruim, em contraste com apenas 28% que a veem como boa.
Além disso, as circunstâncias familiares e de emprego também contribuem para o clima de insatisfação. 34% dos entrevistados veem a situação da família como ruim, enquanto apenas 23% a consideram boa. No caso do emprego, 57% o avaliam como ruim, enquanto apenas 19% o veem como bom, apesar da taxa de desemprego no Brasil ter atingido 7,6%, a melhor desde 2015, de acordo com o IBGE.
Esses resultados evidenciam desafios significativos para o governo Lula, que enfrenta não apenas questões de popularidade, mas também uma desconexão entre os indicadores econômicos e a percepção da população em relação à sua gestão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo