Descoberta revela asteroides escondidos que podem atingir a Terra
Da Redação
[email protected]
Equipes de cientistas de todo o mundo estão monitorando a trajetória de objetos celestes no espaço para antecipar possíveis colisões com a Terra e outras ameaças, além de expandir o conhecimento sobre o que está além do nosso planeta. Recentemente, um grande avanço foi alcançado com a criação de uma nova equação capaz de medir com precisão o ângulo de curvatura causado por objetos massivos estáticos, como o Sol e os planetas do Sistema Solar.
Essa descoberta possibilita a determinação mais precisa das órbitas de asteroides, cometas e planetas anões, o que pode ajudar na prevenção de colisões com a Terra. A equação foi desenvolvida com base em um modelo de ótica geométrica, que refina o cálculo da curvatura gravitacional da luz – um fenômeno que faz com que objetos no espaço não estejam exatamente onde aparentam estar.
A inovação foi possível graças a refinamentos matemáticos que consideram distâncias finitas, em vez de infinitas, e ao uso de uma abordagem de meio material, semelhante ao estudo do comportamento da luz em materiais terrestres, como a refração em um copo de água.
Além de contribuir para a prevenção de colisões, a nova equação também aprimora o rastreamento de Proxima Centauri, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol. Ela também poderá fornecer suporte à missão Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), que visa mapear bilhões de galáxias em busca de matéria escura.