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Daniel Vilela aprova projeto de ramais ferroviários no interior de Goiás

Vice-governador esteve na sede da Goinfra

Em reunião com representantes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o vice-governador Daniel Vilela deu sinal verde para o projeto que prevê a construção de ramais ligando regiões produtoras de grãos (Sudoeste), com grande concentração de indústrias (Sudeste) e mineração (Norte) às ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica.

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (23/1) e, na ocasião, o braço direito do governador Ronaldo Caiado aproveitou para destacar a ousadia do Governo de Goiás em projetos que visam desenvolver ainda mais as potencialidades do Estado.

Ao lado de representantes dos setores do agronegócio, da indústria e da logística em Goiás, Vilela avaliou o Sistema Ferroviário Estadual e explicou que a ideia é instituir o programa, por meio de lei, a exemplo do que foi feito no estado do Mato Grosso, para oferecer um modal eficiente de transporte da produção goiana. “Este é um debate inicial, depois vamos avançar nos detalhes”, ponderou o vice-governador, acrescentando que sempre defendeu o modelo ferroviário. O grupo foi recebido pelo presidente da Goinfra, Lucas Vissoto.

Prioridades
Na reunião, Daniel destacou ainda que uma das prioridades do primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado foi recuperar os mais de 2 mil quilômetros de rodovias do estado e a construção de outras estradas. “Nossa infraestrutura sempre foi referência. Ainda temos algumas dificuldades com rodovias, mas estamos agindo sem perder tempo para realizar tudo o que é importante”, definiu o vice-governador, afirmando que a intenção do governo é dar celeridade ao projeto do Sistema Ferroviário Estadual.
O prefeito de Jataí, Humberto Machado, que também esteve na Goinfra, destacou o potencial da região Sudoeste, que tem uma das maiores produtividades do país e conta com uma segunda safra também muito forte. “Jataí produz tudo: cana, soja, sorgo, feijão, algodão, milho”, ressaltou o prefeito, falando ainda sobre a proximidade com o município vizinho de Rio Verde. “Somos grandes produtores de grãos”, ponderou, sugerindo que o ramal ferroviário passe perto da cidade de Jataí e ainda que ele seja interligado com o porto de Vitória (ES), em vez de apenas com o de Santos (SP).
Os possíveis traçados das ferrovias foram detalhados pelo diretor de Planejamento da Goinfra, Riumar Santos, que explicou aos participantes que os locais foram prospectados e visitados pelos técnicos. Em sua apresentação, Riumar listou as principais agroindústrias das regiões Sudoeste e Sudeste de Goiás, além das indústrias automotiva e de mineração da região de Catalão, o Porto Seco de Anápolis e ainda os produtores de minérios no Norte do estado (Alto Horizonte, Mara Rosa, Niquelândia, Barro Alto).
A ideia, esclareceu Riumar, é fazer ramais passando pela região de Mineiros, Rio Verde e Jataí, no Sul goiano (contemplando as regiões de Itumbiara, Catalão) e no Norte. As sugestões devem ser apresentadas à Diretoria de Planejamento da Goinfra.
Secretaria de Economia
Também nesta segunda-feira, 23, Daniel Vilela realizou uma visita de cortesia à Secretaria de Estado da Economia. A titular da pasta, Cristiane Schmidt, detalhou ao vice-governador o cenário econômico e fiscal de Goiás e ações que foram planejadas para os próximos anos que perpassam pela sua Pasta.
Na ocasião, Schimidt apresentou ainda a estrutura da Secretaria de Economia para o vice-governador. Participaram da reunião a subsecretária do Tesouro Estadual, Selene Peres, o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Vitoi, o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Gilberto Pompilho, a secretária adjunta, Gisele Barreto, o superintendente Financeiro, Wederson Xavier e a superintendente de Orçamento, Kellen Cris Bueno.
A ideia é instituir o programa, por meio de lei, a exemplo do que foi feito no estado do Mato Grosso, para oferecer um modal eficiente de transporte da produção goiana. “Este é um debate inicial, depois vamos avançar nos detalhes”, ponderou o vice-governador, acrescentando que sempre defendeu o modelo ferroviário.

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