Cuba e as Ilhas Cayman emitem avisos de tempestade tropical

Cuba e as Ilhas Cayman divulgaram alertas de tempestade tropical nesta quinta-feira (26) após a formação de uma depressão no Caribe, que pode se transformar em um furacão no fim de semana, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
A depressão tropical está a cerca de 155 km a sudoeste da cidade de Negril, na Jamaica, e 270 km a sudeste da ilha de Grand Cayman, informou a agência em seu último boletim.
O NHC espera que o ciclone se transforme em uma tempestade tropical nesta quinta-feira à noite, antes de atingir a força de um furacão ao se aproximar do oeste de Cuba ou do sudeste do Golfo do México na sexta-feira.
O fenômeno está se movendo a noroeste a cerca de 20 km/h, com ventos máximos sustentados de cerca de 55 km/h e manterá esse curso pelos próximos dias.
Ele passará próximo ou sobre as Ilhas Cayman na noite desta quinta-feira, de acordo com a trajetória prevista pelo NHC, com sede em Miami.
Em seguida, ele se aproximará da Isla de la Juventud e do oeste de Cuba na sexta-feira, antes de se mover pelo sudeste e centro do Golfo do México na sexta-feira à noite e no sábado.
No domingo, pode atingir a costa norte-americana, no norte do Golfo do México, com força próxima a de um furacão intenso.
O governo cubano emitiu um alerta de tempestade tropical para as províncias de Matanzas, Mayabeque, Havana, Artemisa, Pinar del Río e o município especial de Isla de la Juventud, informou o NHC.
As autoridades das Ilhas Cayman fizeram o mesmo em todo o seu território.