Aparecida de Goiânia

Crianças internadas no HMAP se divertem em terapia assistida com cavalos

Projeto foi inaugurado neste Dia das Crianças com a participação do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás

Como parte da programação especial do Dia das Crianças para os pacientes internados na Pediatria, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) recebeu dois cavalos do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás (PMGO).

A visita dos animais nesta quarta (12/10) inaugurou o projeto Terapia Assistida com Cavalos, criado pela equipe multiprofissional do hospital, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, dentre outros. A iniciativa foi acompanhada pelo time da Ativida Equoterapia, que, de forma voluntária, orienta o time do HMAP sobre como usar os animais para obter os melhores resultados de forma segura.

O time multiprofissional, coordenado por Gean Carlos Morais, e os pediatras, sob a batuta do médico Tadeu Renattini, selecionaram nove crianças e adolescentes internados, que puderam participar da terapia assistida com cavalos. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, sob o comando da infectologista Fernanda Torres, orientou toda a atividade de perto, desenvolvendo protocolos para a garantia da segurança dos pacientes. Os cavalos da PMGO, como não poderia deixar de ser, e estão sempre com os exames em dia.

Os trabalhos foram feitos das 7h30 às 10h30 no gramado do hospital, perto do heliponto, onde a meninada pôde fazer carinho, montar, cavalgar entre cones, brincar e dar cenouras para os bichos. Lá estavam membros da equipe do HMAP, alguns vestidos de princesas e príncipes, fadas e palhaços, além de parentes dos pacientes e a imprensa.

Cavalos terapeutas

Durante as atividades, os militares conduziram os cavalos e o terapeuta ocupacional Thiago Henrique de Andrade, dono da Ativida, orientou sobre as dinâmicas escolhidas para cada paciente. Quem não quis montar pôde jogar argolas ou fazer penteado nos animais. A égua Luziânia, mestiça de crioulo com seis anos de idade, transportou as crianças com ar de quem entendia responsabilidade. A imponente alazã atua nas ruas de Goiânia conduzida por uma policial e deixou as crianças do HMAP maravilhadas por sua beleza e docilidade.

O outro equino foi o quarto-de-milha Valparaíso, de 10 anos, que está aposentado do patrulhamento, mas ainda trabalha nos serviços de Passeio Interativo Guiado (PIG). Extremamente tranquilo, o cavalo interagiu muito com as crianças e, depois, pastou mansamente no gramado enquanto recebia afagos das mãozinhas que também entregavam cenouras para ele. Forte e de médio porte, Valparaíso mordiscava os legumes com delicadeza como se quisesse tranquilizar os pequenos.

Os dois cavalos foram levados, conduzidos e cuidados pelo 2º sargento Mozart, o 3º sargento Melo e o cabo Sérgio, todos do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás. Acostumados com os bichos de cerca de 500 quilos, os três militares foram essenciais para o sucesso da empreitada, dando todo o suporte necessário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo