Notícia

Cresce número de motoristas dependentes de óculos para dirigir em Goiás

Nos últimos 10 anos, o número de condutores que necessitam de óculos para dirigir em Goiás aumentou significativamente, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O estado lidera o ranking nacional com um crescimento de 129% nessa categoria.

Em 2014, havia 362 mil motoristas com a observação “A” (necessita de lentes corretoras) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Goiás. Em 2024, esse número saltou para 894 mil. Outros estados que também apresentaram crescimento expressivo incluem Tocantins (128%), Roraima (125%), Mato Grosso (120%), e outros listados pelo Senatran.

A nível nacional, o aumento foi notável, com o número de condutores nessa condição dobrando ao longo da última década. Atualmente, restrições visuais como esta compõem 91% de todas as anotações aplicadas às 27,9 milhões de CNHs emitidas no Brasil.

Diversos fatores contribuem para esse aumento, conforme apontado pelo Senatran. O envelhecimento da população, a exposição prolongada a telas de celulares e computadores, além do aumento de doenças crônicas e maus hábitos de vida são citados como principais razões para problemas de saúde visual.

Diante desse cenário, a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças oculares tornam-se essenciais. O exame médico para a renovação da CNH desempenha um papel crucial, onde o médico avalia a acuidade visual, o campo de visão, entre outros aspectos. Caso seja detectada qualquer deficiência visual, recomenda-se que o paciente busque uma avaliação especializada com um oftalmologista.

Este cenário ressalta a importância da saúde visual na segurança no trânsito, incentivando medidas preventivas e cuidados constantes com a visão dos condutores.

Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo