Aparecida de Goiânia

Covid: veja onde fazer o teste em Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia segue ofertando testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19 em dez postos espalhados pela cidade. O exame, padrão ouro para identificação da doença, é realizado em pacientes que apresentam sintomas gripais há pelo menos três dias. Aqueles com resultado positivo devem ficar em isolamento e seguir as recomendações médicas. A Central de Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entra em contato com todos que testam positivo. O RT-PCR pode ser realizado por livre demanda em 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Nesses locais não é necessário agendar. Basta procurar o posto de testagem com documentos pessoais em mãos, a partir do terceiro dia de sintomas. Além disso, os moradores podem agendar o exame pelo aplicativo Saúde Aparecida. Neste caso, o teste é realizado no Laboratório Municipal, localizado no Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança.

Aumento dos casos

Em meio a essa preocupação, a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira (1º), explicou que, até então, o aumento de casos de Covid-19 não havia impactado nas internações. No entanto, ressaltou a importância das medidas preventivas e da vacinação contra ambas as doenças.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) destacou a importância da imunização e da adoção de medidas preventivas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras, especialmente por pessoas com sintomas gripais, diagnóstico positivo da doença ou fatores de risco para complicações respiratórias.
Em relação à vacinação contra a Covid-19, o esquema foi atualizado pelo Ministério da Saúde no início de 2024, priorizando grupos específicos e mudando o esquema vacinal para crianças e grupos de maior vulnerabilidade. Atualmente, 85,42% da população já recebeu a primeira dose da vacina, enquanto 77,34% completaram o esquema com a segunda dose. Entretanto, a cobertura vacinal específica para o imunizante bivalente é de apenas 14%, com uma preocupação especial em relação às crianças com 3 anos ou menos, onde a cobertura vacinal é ainda mais baixa, com apenas 12,2% tendo recebido a primeira dose e 6,8% a segunda.
Diante desse cenário, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação como medida fundamental para prevenir a propagação dessas doenças e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis.
A colaboração da comunidade é essencial para enfrentar esse desafio e garantir a saúde pública de todos os goianos.

Os exames para diagnóstico da Covid-19 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Confira os locais:

UBS Expansul
UBS Santa Luzia
UBS Papillon Park
UBS Garavelo Park
UBS Pontal Sul I
UBS Colina Azul
UBS Buriti Sereno
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Anhambi
Laboratório Municipal
Centro de Especialidades (mediante agendamento)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo