Economia & Negócios

Conteúdo para Instagram: ideias para aplicar!

As grandes marcas estão se dedicando cada vez a produção de conteúdo para Instagram e outras plataformas. Elas investem muito na qualidade das postagens, inovando e surpreendendo usuários por meio do marketing digital. No seu negócio pode ser igual!

O Instagram, à primeira vista, pode parecer a rede mais fácil de lidar. Afinal, são poucas funcionalidades: as principais são o feed e os stories, alimentados por vídeos ou fotos. Mas planejamento e estudo são essenciais para que as publicações tenham consistência e gerem resultados. E, assim, você possa aproveitar ao máximo essa plataforma!

O foco deve estar sempre na qualidade do conteúdo, e não na quantidade de posts. A ideia é postar o que atende às necessidades do seu público, no formato que ele prefere consumir e no momento certo. Quer saber como otimizar seu conteúdo para Instagram? Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

Criar conteúdo para Instagram faz parte das ações essenciais do marketing de conteúdo. Esse tipo de estratégia é imprescindível para atingir os objetivos da empresa, sejam eles voltados para a ideia de começar a estabelecer autoridade ou aumentar o reconhecimento existente da marca.

A quantidade de usuários do Instagram tem aumentado a cada dia, já somando mais de 1 bilhão de pessoas no aplicativo. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior número de usuários, totalizando 66 milhões de contas.

Além de estarem em grande quantidade, os perfis encontrados na rede são muito diversos. Com isso, torna-se cada dia mais difícil não encontrar o seu público-alvo no Instagram — ou em qualquer outra rede social.

Como definir se essa é a rede social certa?

Para uma empresa, as redes sociais precisam ser reconhecidas como ferramentas de aquisição de novos clientes. Portanto, é necessário reconhecer em quais redes sociais o seu público-alvo está mais concentrado. E para descobrir isso, o estudo de pessoas pode ser decisório.

No processo de determinar qual rede social é mais interessante para sua estratégia, é fundamental compreender as características do cliente em potencial. Alguns pontos a serem observados são:

  • escolaridade;
  • idade;
  • profissão;
  • interesses;
  • necessidades;
  • sonhos.

Uma oficina mecânica, por exemplo, pode não conseguir muitos leads no LinkedIn, que é desenvolvido para relações empresariais. Nessa rede, o perfil de usuário é corporativo, com ênfase no avanço profissional e nas soluções para negócios. Por isso, a plataforma pode não ser tão interessante para a clientela desse tipo de estabelecimento.

A relação que existe entre o perfil do cliente e o uso de determinadas redes sociais também tem grande impacto no desenvolvimento dos conteúdos e na maneira como a interação acontece. É essa experiência do cliente que irá definir se serão necessárias certas adaptações em como a empresa produz conteúdo. Por exemplo, a linguagem usada na comunicação e as imagens que ilustram as postagens devem ser adequadas ao que é esperado pelo público.

Outro ponto importante que indica qual é a rede social ideal é o formato de conteúdo que a empresa pretende utilizar em suas campanhas ou estratégias de marketing. Afinal, cada rede social possui características específicas e seu próprio leque de possibilidades.

O conteúdo para Instagram faz uso, primordialmente, de aspectos visuais e oferece uma série de possibilidades para diferentes empresas com diferentes nichos. Por exemplo, tem ferramentas de edição de imagem e transmissões em tempo real, dentre outros recursos.

Outra característica desta rede social é que ela oferece uma experiência melhor no uso de smartphones, já que sua versão para desktop tem certas limitações, como não permitir tirar fotos. Isso já é uma pista sobre o perfil do público que usa a plataforma.

Em relação às ferramentas e soluções para as empresas, o Instagram oferece uma gama de recursos valiosos para o engajamento do público e para a divulgação de produtos e serviços. Alguns deles são:

  • a loja do Instagram (ou Instagram Shopping), que inclui links nas fotos para conduzir os usuários à página de compra;
  • os stories, que permitem a publicação de imagens ou vídeos que somem 24 horas após a publicação, e que também permitem incluir links de direcionamento; 
  • as lives ou transmissões ao vivo, que possibilitam o contato direto com o cliente, bem como a realização de pequenas palestras, a cobertura de eventos e outras ações;
  • o uso de hashtags nas legendas para associar o seu conteúdo ao tema, facilitando a busca dos usuários;
  • mensagens diretas, que permitem conversar individualmente com clientes conquistados ou em potencial de forma privada.

Como produzir conteúdo para Instagram? 

Quem busca criar conteúdo para o Instagram precisa proporcionar ao público uma experiência que permita agregar aprendizado à sua vida. Isso deixará o interlocutor mais próximo de se tornar um cliente.

Além disso, é necessário criar estratégias a curto, médio e longo prazo. Sempre tenha em mente a estrutura pretendida para o perfil da empresa: ele terá somente fotos de produtos? Trará conteúdos variados dentro do nicho da empresa? Serão conteúdos educativos? Planeje tudo de forma padronizada, mas sem que as postagens se tornem cansativas e repetitivas. 

É preciso também pensar em metas, como aumentar o alcance das postagens, obter mais seguidores ou conseguir mais vendas. Para atingi-las, você vai precisar investir na criatividade para transpor obstáculos e produzir conteúdos que trabalhem em prol delas. Confira a seguir algumas dicas específicas para desenvolver o conteúdo do seu perfil no Instagram.

Crie e divulgue promoções

Um tipo de conteúdo para Instagram que traz resultados num curto espaço de tempo é o promocional. Ações promocionais podem ser feitas de várias maneiras, como por meio de um sorteio ou um desconto especial para novos clientes que curtirem ou comentarem um post.

Entretanto, é essencial que esta estratégia esteja fundamentada dentro dos planos de marketing. Fazer promoções de forma desorganizada e sem um objetivo claro pode atrair um público indesejado — ou seja, pessoas que não têm interesse em comprar o seu produto ou serviço. No caso de um sorteio, isso possivelmente não traria novas vendas e até resultaria na redução do número de seguidores após o sorteio, já que o público atingido não se interessa pelo seu negócio. Então planeje bem para ter bons resultados!

Mostre o cotidiano da empresa

O cotidiano da sua empresa pode render um ótimo tipo de conteúdo para Instagram. Os clientes que se identificam com uma empresa e são fiéis no consumo de conteúdos e produtos lançados por ela normalmente gostam muito de saber como é a rotina administrativa e de produção. Mostrar o dia a dia ao público gera mais proximidade, além de mais engajamento.

Divulgar a dinâmica interior da empresa também pode trazer uma nova impressão àquelas pessoas que estão na fase de consideração, eliminando alguma objeção ou preconceito em relação à marca. Além disso, compartilhar os bastidores colabora para evidenciar os valores da organização, transmite transparência e agrega valor à sua marca.

Use enquetes

Direcione um pouco do seu tempo à criação de enquetes nos stories do Instagram, sempre garantindo um linguagem adequada e uma forma clara e assertiva de abordar os assuntos. Isso aumenta o engajamento dos seus seguidores e também os aproxima da sua marca.

Outro benefício de fazer enquetes é que as pessoas gostam de falar sobre elas ou dar opiniões. Dar esse espaço para o seu público se expressar vai agradá-lo, além de possivelmente fazer com que algumas barreiras sejam quebradas. Isso motiva os usuários a interagir com o perfil e pode trazer novos seguidores e futuros consumidores.

A possibilidade de poder interagir e ser ouvido proporciona um atendimento humanizado. Esse é um ponto relevante na imagem que o público tem da marca e na sua predisposição para consumir conteúdo e fechar negócio.

Compartilhe depoimentos

Compartilhar os depoimentos positivos que recebe dos clientes é uma forma de mostrar aos seguidores a qualidade do serviço prestado. Essa é uma excelente forma de motivá-los a também adquirir os produtos ou serviços comercializados.

Essa ação ativa o gatilho mental da prova social: isso diz respeito à ideia de que, se outras pessoas aprovam, o produto ou serviço realmente é bom e confiável. Isso aumenta a autoridade da sua marca no mercado e ajuda a persuadir o público a comprar. 

Quais métricas acompanhar?

As métricas servem para acompanhar o desempenho das postagens e do perfil da sua empresa na rede social. São um recurso valioso para saber se o seu conteúdo está agradando o público no Instagram e atendendo aos objetivos da estratégia.

Métricas sociais

As métricas sociais são utilizadas como um termômetro para o relacionamento com o público. Os aspectos interessantes de serem analisados dependem da empresa e de seus objetivos no uso da rede social.

Na produção de conteúdo para Instagram e outras plataformas, as principais métricas sociais que podem ser analisadas são:

  1. Alcance: essa métrica está presente em diversas redes sociais e plataformas interessantes para o marketing digital. Ela é considerada uma métrica básica, pois mede se o conteúdo postado atingiu o público desejado e a quantidade de pessoas que foram impactadas.
  2. Engajamento: pode ser visto como o resultado da interação dos usuários com as postagens feitas nas redes sociais. Ele é medido, por exemplo, pela quantidade de comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques na postagem. Essa métrica é muito importante para as estratégias de marketing, pois ajuda a direcionar o conteúdo do Instagram para que seja algo que agrada os seguidores.
  3. Seguidores: o número de pessoas que seguem o perfil demonstra a quantidade de pessoas interessadas nas suas publicações. Esse número também pode servir como uma prova social. Em muitos casos, ter uma grande quantidade de seguidores atrai mais usuários para o perfil. No entanto, se o conteúdo não for atrativo e interessante, eles não passarão de números que não vão trazer resultados concretos.

Métricas de negócio

Essas métricas são excelentes para avaliar se suas estratégias e ações de marketing estão realmente dando certo e colaborando para suas metas.

Embora as métricas sociais sirvam como indicativo de que a empresa está indo bem na produção de conteúdo para Instagram e conseguindo estabelecer autoridade, são as métricas de negócio que vão mostrar o que realmente interessa: como andam as vendas. Nesse sentido, alguns pontos a serem observados são:

  • aumento nas vendas;
  • pedidos de orçamento;
  • recorrência de compra;
  • renovações de contrato;
  • ticket médio;
  • valor total de vendas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo