Política

Comissão de Transição discute projetos sobre educação, infraestrutura e mobilidade em terceira reunião temática

Da Redação
[email protected]

Com a presença do prefeito eleito Sandro Mabel, a Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reuniu na tarde desta quinta-feira (28/11), no Paço Municipal, para a quinta reunião do grupo de trabalho, terceiro encontro temático. Desta vez, os técnicos da administração apresentaram dados sobre a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
“As reuniões têm sido extremamente relevantes, com contribuições significativas e troca de ideias. Discutimos pontos relativos à mobilidade, uso de alguns materiais, e fizemos pedidos relativos à infraestrutura. Foi um diálogo produtivo”, disse o prefeito eleito. Para o secretário de Governo, Jovair Arantes, as reuniões temáticas são um espaço de diálogo que traz benefícios à cidade. “Apresentamos o que foi e como foi feito, além de apontamentos sobre os principais desafios enfrentados e nossas sugestões para continuidade no próximo governo”, assinalou.
O superintendente pedagógico da SME, Richard de Souza Costa, apresentou as principais iniciativas da pasta, como avaliações diagnósticas da rede municipal, ações voltadas à alfabetização, além de projetos de incentivo à leitura e à produção textual. Também foram mencionadas ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos, iniciativas de inclusão e diversidade, como a capacitação de professores para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a ampliação das salas de recursos para atender alunos com necessidades específicas.
A equipe do prefeito eleito recebeu informações sobre os principais projetos em andamento pela Seinfra, incluindo construção e reconstrução asfáltica e investimento na modernização da iluminação pública com expansão de pontos LED e revitalização de praças e espaços públicos. Também foram mencionadas as obras de drenagem, desassoreamento de córregos e manutenção de bocas de lobo, além do Plano Diretor de Drenagem Urbana, desenvolvido em parceria com a UFG com foco em sustentabilidade e preservação ambiental.
A Mobilidade apresentou o quadro de funcionários da pasta e dados sobre a arrecadação gerada pelo sistema de trânsito e sinalização atual das vias urbanas. Dentre as intervenções em curso, foi destacada a ampliação de ciclovias, com 42 km previstos para integração ao sistema existente, e a concessão da Área Azul, que visa melhorar o tráfego urbano por meio de estacionamento rotativo. A terceirização de pátios para veículos apreendidos e o fortalecimento da infraestrutura também foram citadas como estratégias para garantir fluidez no trânsito e segurança para motoristas e pedestres.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo