Comercial da Havaianas gera reação política e impacto na Bolsa

Campanha com Fernanda Torres provoca críticas da direita, pedidos de boicote e queda nas ações da Alpargatas
Uma campanha publicitária de fim de ano foi suficiente para tirar o debate das redes sociais e levá-lo ao mercado financeiro. Um novo comercial da Havaianas, estrelado pela atriz Fernanda Torres, provocou forte reação de políticos alinhados à direita e desencadeou pedidos de boicote à marca.
Na peça, lançada para a virada do ano, a atriz afirma que não deseja que o público comece 2026 “com o pé direito”, fazendo um jogo de palavras com a expressão popular. Em seguida, defende que as pessoas iniciem o novo ano “com os dois pés”, em referência a atitude, entrega e movimento. A mensagem, porém, foi interpretada por parlamentares conservadores como uma provocação política.
Entre as reações mais repercutidas, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo descartando um par de sandálias da marca e afirmou que começaria o ano “com o pé direito, mas não de Havaianas”. Já o deputado Nikolas Ferreira ironizou o slogan e reforçou o apelo para que apoiadores deixassem de consumir os produtos da empresa.
Além do texto do comercial, críticos também apontaram a escolha de Fernanda Torres como elemento simbólico. Neste ano, a atriz conquistou o Oscar por sua atuação em Ainda Estou Aqui, filme que aborda a luta contra a ditadura militar no Brasil, o que, segundo parlamentares conservadores, reforçaria uma leitura política da campanha.
A repercussão chegou ao mercado financeiro. Na última segunda-feira, dia 22, as ações preferenciais da Alpargatas (ALPA4), controladora da Havaianas, registraram queda próxima de 3% na B3, refletindo o impacto negativo dos pedidos de boicote. A companhia tem capital aberto e conta com participação relevante da Itaúsa entre seus principais acionistas.
Até o momento, a Havaianas e a Alpargatas não divulgaram posicionamento oficial sobre a polêmica.



