Aparecida de Goiânia

CMEIs de Aparecida de Goiânia aplicam 3 mil doses de vacinas em um mês

Projeto de vacinação escolar esteve presente em 26 unidades de educação infantil em Aparecida e imunizou centenas de crianças contra diversas doenças

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou um cronograma de vacinação escolar nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) da cidade.

Durante cerca de um mês, as equipes da SMS estiveram em 26 Cmeis do município onde foram oferecidos os imunizantes contra febre amarela, sarampo, caxumba, hepatite B e todas as demais vacinas de rotina, inclusive, as das campanhas em vigência contra a poliomielite (paralisia infantil), covid-19 e influenza (H1N1, H3N2 e B).

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro, destaca que a campanha no CMEI é importante porque leva a vacina ao público com menor cobertura vacinal e não atende apenas as crianças que estão contempladas dentro do CMEI, mas também os familiares que estão com as vacinas em atraso.

“A gente percebe que quando levamos a vacina até o CMEI, temos maior adesão porque as pessoas não têm procurado as unidades de saúde, mas quando facilitamos o acesso, eles aderem melhor ao nosso projeto. O nosso foco nesse momento é a vacinação infantil, mas abrimos a oportunidade para que toda a família se proteja nesse momento”, informa Renata.

O cronograma de vacinação nos Cmeis teve início no dia 5 de setembro e foi finalizado nesta sexta, 23, onde foram aplicadas no total 2,6 mil doses de vacinas. A coordenadora de Imunização destaca que as unidades de saúde estarão disponíveis para atendimento e aplicação de vacinas da campanha de Poliomielite e Multivacinação, até o dia 30 de setembro. “Não percam a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação do seu filho”, reforça Renata.

O profissional de saúde, Mágesson Antônio, pai da pequena Maria Cecília, de 4 anos, acompanhou a vacinação da filha no CMEI Similiana Lemes Viana, localizado no setor Conjunto Estrela do Sul. Ele aproveitou para atualizar as vacinas que estavam em atraso. “Minha filha tomou três vacinas e eu vou tomar seis, porque perdi o cartão de quando eu era criança, então vou precisar refazer todas as vacinas.”.  As equipes da SMS estiveram no Cmei na tarde desta quinta-feira, 22.

Maria Tereza de Almeida, mãe do Ravi Rafael, de dois anos, contou que o pequeno tomou o imunizante contra influenza e poliomielite e aproveitou para se imunizar contra a Covid e a influenza. “Gostaria de parabenizar a prefeitura por essa campanha tão importante porque nós mães que trabalhamos, às vezes, não temos tempo para levar as crianças para vacinar e no CMEI ficou mais fácil para colocar a vacinação do pequeno em dia.”

A diretora do CMEI Similiana Lemes Viana, Kate Ellen, contou que a unidade conta com 157 crianças efetivas e a maioria dos pais consideram esse projeto muito importante. “Eles trabalham e a criança consegue se vacinar sem precisar que eles saiam da rotina do trabalho.”

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo