Chegada da SHEIN em Goiânia acende alerta no comércio local
Loja temporária da gigante chinesa será inaugurada no Shopping Bougainville; CDL vê oportunidade, mas também risco de concorrência desleal

A instalação da loja física temporária da SHEIN em Goiânia, entre os dias 16 e 20 de julho, no Shopping Bougainville, movimentou o cenário do varejo na capital. A pop-up store da gigante chinesa terá 700 metros quadrados e promete oferecer mais de 13 mil peças, com descontos de até 20%, brindes e ativações promocionais. O funcionamento será mediante agendamento prévio pela plataforma Sympla.
Apesar da expectativa de grande público — cerca de 3 mil visitantes por dia —, a presença da SHEIN no Centro-Oeste levanta preocupações no setor varejista local. Para Felipe Teles, coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, o evento representa tanto uma oportunidade quanto um sinal de alerta.
“A principal dor do comércio em relação a essas marcas chinesas, como a SHEIN ou o AliExpress, é a concorrência desleal. O lojista aqui no Brasil precisa cumprir uma série de obrigações fiscais e trabalhistas que essas empresas, muitas vezes, não enfrentam ao vender direto do exterior”, explica Felipe.
Segundo ele, quando o produto é importado sem o devido pagamento de tributos, isso não apenas compromete a competitividade do comércio local, como também contribui para evasão de recursos, já que o dinheiro vai para fora do país.
No entanto, a presença física da SHEIN obriga a marca a seguir as normas brasileiras. “Com loja física, ela precisa se submeter ao Código de Defesa do Consumidor, à fiscalização do Procon, e responder por eventuais irregularidades, como a venda de produtos falsificados ou com uso indevido de marcas registradas”, destaca.
Mesmo com os desafios, Felipe acredita que os lojistas goianienses podem reagir de forma estratégica à movimentação gerada pela presença da marca. “É uma ótima oportunidade para oferecer experiências personalizadas, descontos e destacar o atendimento humanizado que só o comércio local oferece”, diz.
Julho, por ser mês de férias escolares e sem grandes datas comemorativas, também é um período que pode ser bem explorado com ações promocionais inteligentes. “A SHEIN vai passar só cinco dias aqui. O comércio local está presente todos os dias, conhece o cliente e constrói vínculos duradouros”, reforça.
A CDL Goiânia promete acompanhar de perto os desdobramentos da loja temporária da SHEIN e apoiar os empresários locais. “Seguiremos atentos, em defesa do comércio goianiense, dos empreendedores e do setor de serviços. Vamos orientar os lojistas para que estejam preparados e competitivos”, finaliza Felipe Teles.