CGE alinha as ações para os primeiros 100 dias de governo
O controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller, apresentou aos servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) o Plano de Ações de Controle da CGE para os 100 primeiros dias de governo e as bases do Programa de Compliance Público do Poder Executivo, que será coordenado pela CGE. A reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 5, no auditório do 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
O principal objetivo do encontro foi mostrar o planejamento e alinhar o trabalho que será executado pelas áreas técnicas da Controladoria nos próximos meses. Segundo Ziller, é essencial a dedicação e o comprometimento da equipe de servidores para alcançar as metas propostas e atender a expectativa do cidadão goiano na melhoria da prestação dos serviços oferecidos pelo governo estadual.
Ele afirmou que o primeiro pedido do governador Ronaldo Caiado foi para que a CGE desenvolva como prioridade o programa de compliance, de forma a reduzir as possibilidades de erros e subsidiar as decisões dos gestores da administração.
Gestão de riscos
O subchefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, apresentou as diretrizes para desenvolver a gestão de riscos na administração pública, que nortearão a consultoria dada pelas Assessorias de Controle Interno, órgãos criados pela reforma administrativa encaminhada por Ronaldo Caiado e aprovada pela Assembleia Legislativa. Marcos Tadeu possui a certificação ISO 31000, norma internacional que trata da gestão de riscos.
Em seguida, o assessor técnico da Controladoria, Addison Alves, apresentou o plano das ações e inspeções que serão realizadas pelas áreas da CGE nos primeiros 100 dias do novo governo. Para cumprir as determinações do decreto de contenção de gastos, publicado no início de janeiro (nº 9.376/2019), foram detalhadas ações a serem executadas pela Controladoria nas áreas de orçamento e finanças; compras, contratos e convênios; administração; pessoal; estratégia e planejamento.
Ziller já autorizou 30 ordens de serviços de fiscalização, levantamento de dados e monitoramento.
Comunicação Setorial Controladoria-Geral de Goiás