Cartão de visitas dos supermercados tem dia especial
Rede Bretas celebra a data e conta histórias desses profissionais

O bom atendimento é essencial no varejo. E o operador de caixa é o cartão de visitas de muitos estabelecimentos, em especial, nos supermercados. Ele é o principal contato entre o consumidor e a rede. Muitos jovens, sem experiência, encontram a oportunidade para um primeiro emprego nesta função, tendo uma série de incentivos para se desenvolverem e alcançarem cargos mais altos.
Francilene Frazão Rocha, de 37 anos, é um bom exemplo. Atualmente ela é encarregada de frente de caixa, mas há 15 anos, o seu primeiro emprego foi no Bretas como operadora de caixa. Ela conta que na época chegou a fazer curso para atendente de telemarketing, mas apareceu a oportunidade de ser caixa.
“Na minha primeira função na empresa aprendi a lidar com as pessoas e perder um pouco a minha timidez”, revela. Para os jovens em início de carreira, Francilene sugere que a principal dica para se ter sucesso é gostar do que se faz. “O bom atendimento ao público é decisivo na escolha do cliente. Além disso, pode ser o diferencial no crescimento e desenvolvimento de uma carreira no varejo”, pontua.
Há quase um ano no Bretas, Andressa da Silva Bizerra, de 24 anos, é operadora de caixa na loja da Avenida Anhanguera, em Goiânia. Ela conta que ser operadora de caixa é seu segundo emprego, e que anteriormente não tinha contato com o público, mas está aprendendo a desenvolver uma melhor comunicação com as pessoas. “Nesta função, aprendo a cada dia mais a atender os diferentes perfis de consumidores. Além disso, o Bretas é um local que permite o crescimento profissional”, revela.
Hoje, o Bretas conta com lojas em Minas Gerais e Goiás, e emprega 1708 profissionais no cargo de operador de caixa. Segundo o gerente de Recursos Humanos, Wanderson Ferreira, no Bretas são desenvolvidos alguns programas e processos de capacitação que motivam o colaborador a ser o protagonista de sua própria carreira dentro da companhia. “Os supermercados são uma porta de entrada para a carreira de muitas pessoas. Destacamos os operadores de caixa, que são o contato direito contado direito com o consumidor. A excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente”, reconhece.
Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 80 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br