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Campus Party Goiás atrai 155 mil pessoas e tem recorde de público em Goiânia

VENCEDORES DO HACKATON QUE DESENVOLVEU APP PARA PREVENIR VIOLÊNICA NAS ESCOLAS

A Campus Party Goiás 2023 bateu o próprio recorde de público, recebendo mais de 155 mil pessoas durante os cinco dias de evento no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A quantidade superou a edição de 2022, quando o público foi de aproximadamente 150 mil. O evento terminou neste domingo (11/6) com o maior número de pessoas atendidas desde a primeira edição, em 2019. A edição 2024 da Campus Party Goiás já tem data definida: de 29 de maio a 02 de junho.
 
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou que o governador Ronaldo Caiado já havia previsto um público maior neste ano ainda no encerramento da quarta edição, em 2022. “O governador disse no ano passado que esta Campus seria maior e batemos a meta. Ele acredita no potencial dos jovens goianos e sabe que, se a vocês for dada a oportunidade, vocês vão chegar onde quiserem”, disse.
 
O encerramento oficial foi realizado no sábado (10/6) com a entrega de prêmios dos dois hackathons realizados pelo Governo de Goiás durante a Campus, com parceiros: o hackathon.GOV e o Low Code; além disso também houve entrega dos prêmios dos vencedores das oficinas de escrita de livros ilustrados com ferramentas de inteligência artificial.
 
O hackathon.GOV desafiou 181 participantes a acharem uma solução tecnológica para a segurança nas escolas e chegou ao fim com diversas propostas, que foram de triangulação por GPS ao uso de inteligência artificial para identificação de sons. O time vencedor foi o SafeLearn, que desenvolveu um app para identificar mudanças no comportamento dos alunos. Ao todo, foram 28 propostas. A equipe recebeu R$ 5 mil em dinheiro; o segundo e terceiro lugares (os times Nova Era e EduWatch) ganharam R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
 
Já o hackathon Low Code abrangeu alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) e da rede estadual de ensino. O desafio era desenvolver competências do pensamento computacional e habilidades de programação e empreendedorismo com o tema mobilidade. Os vencedores foram as equipes ItaJus (1º), Technology Time (2º) e Baixinhos e Gigantes – Os Gênios (3º). Cada integrante, alunos e professores, ganharam computadores recondicionados pelo programa Sukatech, e os alunos receberão ainda bolsas de iniciação científica de R$ 100, durante 12 meses, garantidas pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG).
 
Foram entregues os prêmios das oficinas que permitiram o desenvolvimento de livros infantis feitos com inteligência artificial, organizados pelo Ceia-UFG, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti). Michelle Santos Salgado criou o livro vencedor e terá cem exemplares impressos. Outros cinco times, que ficaram em primeiro em cada uma das oficinas, ganharam computadores recondicionados pelo Sukatech.

GED

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