Caiado exalta PMGO como melhor do Brasil em aniversário da corporação
27 de julho de 2025
Durante a solenidade em comemoração ao 167º aniversário da Polícia Militar de Goiás (PMGO), na noite desta sexta-feira (25/07), o governador Ronaldo Caiado destacou o papel fundamental da corporação para que o Estado mantenha uma trajetória consistente de redução da criminalidade.
“No decorrer desses anos de trabalho, conseguimos chegar ao patamar que este Brasil todo desejava ter e que só Goiás tem: a melhor Polícia Militar do Brasil. É motivo de orgulho”, declarou o governador.
Segundo Caiado, esforços da corporação, aliados às ações das demais forças de segurança, fazem com que estado seja reconhecido nacionalmente como o mais seguro para se viver (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)
Segundo Caiado, os esforços da corporação, aliados às ações das demais forças de segurança, fazem com que o Estado seja reconhecido nacionalmente como o mais seguro para se viver.
“Hoje o povo goiano vive em paz. Goiás é uma ilha de segurança neste país”, completou.
Os dados do anuário reforçam esse cenário: em 2024, na comparação com o ano anterior, o roubo de veículos em Goiás caiu 29,6%; o furto de veículos teve redução de 23,4%; e os roubos de cargas recuaram 46,9%.
“Veja bem a extensão do benefício que chega à sociedade. Hoje, a família no nosso Estado é protegida”, afirmou Caiado, ressaltando também o impacto da segurança no cotidiano da população e na estabilidade do setor produtivo.
A cerimônia comemorativa incluiu a declaração ao 1º posto dos novos tenentes da 47ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), entrega de medalhas e homenagens, desfiles da tropa formada por policiais militares de diversos batalhões e de mais de 120 viaturas operacionais da corporação.
Uma oportunidade para reverenciar a trajetória da instituição, reconhecer o trabalho dos integrantes e reafirmar o compromisso da PMGO com a proteção da sociedade goiana.
Cerimônia comemorativa teve ainda declaração ao 1º posto dos novos tenentes da 47ª turma do CFO, entrega de medalhas e homenagens, desfiles de tropas de diversos batalhões e de mais de 120 viaturas operacionais da corporação (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)
As reduções também foram registradas no roubo a transeunte, que teve queda de 30,1%, e à residências, com queda de 17,4%.
Goiás mantém a tendência de queda também em outros crimes patrimoniais, com destaque para as reduções de 31% nos roubos de celulares e 24,5% nos furtos, totalizando uma queda de 26,6% nas ocorrências gerais com celulares em 2024.
Outro avanço é a redução de 30,9% nos roubos a estabelecimentos comerciais no Estado. Em 2023, foram registrados 647 casos, e 452 em 2024.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, presente na solenidade, parabenizou todos os policiais militares do Estado.
“Neste momento, quero render minhas homenagens a todos os policiais militares, ativos e inativos, que dedicaram e dedicam suas vidas ao serviço público. Muitos arriscaram tudo, e alguns até pagaram o preço máximo, para que nós pudéssemos viver em paz. A esses heróis, nossa gratidão”, disse.
Evolução
O comandante-geral da corporação, coronel Marcelo Granja, destacou a evolução da instituição, impulsionada pelos investimentos realizados pelo Governo de Goiás.
“É o resultado de mais de R$ 170 milhões investidos na Polícia Militar”, ressaltou, sem deixar de enaltecer a atuação em sinergia com outras forças de segurança.
“Uma integração que é plena, não é apenas no papel”, frisou.
O uso estratégico da inteligência, ressaltou, tem sido fundamental para antecipar e evitar crimes, garantindo resultados expressivos.