Estado

Caiado assina acordo para início das atividades do Hospital Universitário de Catalão

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (25/02), da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza o início das atividades do Hospital Universitário de Catalão. A solenidade, realizada na unidade de saúde, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e da prefeitura.

Com formação em medicina, Caiado destacou a importância da integração entre ensino e atendimento hospitalar para a qualificação dos profissionais da saúde.

“Vincular um hospital de média e alta complexidade a uma universidade do porte da UFCat, que é referência nacional, é um avanço significativo. Teremos monitores, professores e médicos altamente capacitados para cuidar da população e formar especialistas”, afirmou.

O governador também ressaltou que a unidade complementa a regionalização da saúde promovida pelo Estado desde 2019.

“Temos trabalhado para levar estruturas hospitalares a várias regiões de Goiás, garantindo atendimento de qualidade para a população. E essa iniciativa do ministro Camilo Santana, de credenciar o hospital à UFCat, é fundamental para o desenvolvimento da boa medicina”, pontuou.

Hospital Universitário

Construído pela prefeitura de Catalão, o hospital foi cedido à UFCat e será administrado pela Ebserh. Com a assinatura do acordo, serão iniciados os processos para aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. De acordo com Camilo Santana, a previsão é de que o hospital entre em funcionamento no segundo semestre de 2025.

Construído pela prefeitura de Catalão, o hospital foi cedido à UFCat e será administrado pela Ebserh

“Esse será um marco importante, pois a unidade atenderá tanto o ensino e a pesquisa quanto a população, sendo integrada ao SUS”, destacou.

Estrutura e impacto regional

Durante a cerimônia, Caiado visitou as instalações do hospital, que conta com 12 mil metros quadrados de área construída. A unidade terá 150 leitos de internação clínica e cirúrgica, incluindo 20 UTIs adulto e 25 neonatal, além de ambulatório, centro cirúrgico e atendimento oncológico com quimioterapia. A parceria com a UFCat permitirá que o hospital se torne um polo de ensino e pesquisa na área da saúde.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, destacou que o hospital será um divisor de águas para a região, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. O ex-prefeito Adib Elias lembrou que o terreno foi inicialmente destinado ao novo Paço Municipal, mas a gestão optou por construir o hospital. “Essa é a maior unidade hospitalar pública erguida no interior do Brasil nos últimos dois anos”, afirmou.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, reforçou a importância da cooperação entre município, Estado e União para consolidar a unidade como referência em alta complexidade na macrorregião centro-sudeste, que abrange 56 municípios.

“O hospital terá um papel essencial na formação de profissionais de saúde, além de ser referência no atendimento materno-infantil e oncológico”, frisou.

A reitora da UFCat, Roselma Lucchese, enfatizou o compromisso da universidade em contribuir para o desenvolvimento regional.

“Esse hospital reforça nosso papel de ampliar o acesso ao ensino e à saúde, garantindo atendimento de qualidade para a população mais vulnerável, que muitas vezes precisa buscar tratamento em outros estados”, concluiu.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo