
Goiânia é, neste fim de semana, a capital nacional do karatê. O Ginásio Rio Vermelho recebe, de 9 a 11 de maio, a Copa do Brasil de Karatê – Governador Ronaldo Caiado e o 25º Campeonato Brasileiro de Karate-do Shotokan JKA 2025, com a participação de mais de 800 atletas de 12 estados brasileiros.
A abertura oficial dos torneios foi realizada nesta sexta-feira (9/5) e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, homenageado pela organização e que dá nome à edição da Copa do Brasil deste ano.
“É emocionante ver esse ginásio cheio de atletas que representam o esforço, a disciplina e a superação que o esporte ensina. Nosso governo acredita no poder transformador do esporte — e é por isso que seguimos investindo, fomentando e valorizando eventos como este”, afirmou Caiado.
Karatê
A disputa da Copa do Brasil ocorre nesta sexta-feira e abre a programação de três dias dedicados às artes marciais. No sábado (10) e domingo (11), é a vez do Campeonato Brasileiro, que reunirá representantes de Goiás, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Pará.

O presidente da JKA do Brasil, Yoshizo Machida, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado pela realização do evento e destacou a importância da coragem e da perseverança para alcançar objetivos. Compartilhou uma expressão japonesa que resume sua filosofia de vida e trabalho: “Onde há vontade, há um caminho”.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou o papel de Goiás no incentivo ao esporte. “Em um cenário onde muitos estados extinguiram suas secretarias de esporte, Goiás fez o caminho inverso. Criamos a Seel com a missão de transformar vidas. Esses campeonatos não são apenas competições: são o reflexo de uma política pública sólida e inclusiva”, declarou.
Entre os atletas goianos, 215 são alunos do Projeto Construindo Campeões, iniciativa do Governo de Goiás que oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Além das disputas, o evento conta com cursos de capacitação técnica ministrados por dois ícones do karatê mundial: os senseis Chinzo Machida e Takenori Imura, que vieram do exterior exclusivamente para compartilhar conhecimentos com atletas e técnicos.
A realização é do Instituto de Karate-Do Shotokan JKA do Brasil, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e com a JKA GO – Japan Karate Association do Estado de Goiás.