Imagem: Moradores deixaram edifício na zona leste de São Paulo após sentirem tremor
Desde o início de 2024, o Brasil já enfrentou 108 tremores de terra, dos quais apenas nove tiveram magnitude superior a 3 na escala Richter, conforme dados do Censo de Sismologia da USP. Esses números representam menos da metade das 264 ocorrências registradas ao longo de 2023. As regiões Sudeste e Nordeste do país apresentaram o maior número de casos, com Goiás registrando três terremotos.
Entre janeiro e julho deste ano, Minas Gerais liderou com 55 pequenos tremores de terra, sendo o estado com a maior quantidade de abalos sísmicos. Em Frutal, no sul de Minas, foram contabilizados 25 terremotos, enquanto outros 20 foram registrados em cidades como Matozinhos, Lagoa Santa, Carai e Sete Lagoas.
Na Bahia, 13 abalos sísmicos ocorreram, concentrados em Uauá, município próximo a Juazeiro. O Rio Grande do Sul e o Paraná contabilizaram sete tremores cada até o momento.
Terremotos com Magnitude Acima de 4 no Brasil em 2024
- Frutal/MG – 4.0
- Fronteira Peru-Brasil – 5.0
- Fronteira Peru-Brasil – 4.4
- Oeste Brasileiro – 6.2
- Oeste Brasileiro – 6.6
- Pacaraima/RR – 4.5
Fonte: Censo de Sismologia da USP
Em março deste ano, a região da fronteira entre o Brasil e o Peru registrou tremores de magnitude 4.4 e 5.0. Pacaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, registrou um abalo de 4.5 no dia 7 de janeiro. Os maiores tremores, com magnitudes de 6.2 e 6.6, foram registrados entre os dias 25 e 27 de janeiro, mas a localização exata foi descrita apenas como “Western Brazil” no sistema do Centro de Sismologia da USP.
Terremotos por Estado em 2024
- MG – 55
- BA – 13
- CE – 7
- RS – 7
- SP – 4
- MT – 4
- PR – 3
- GO – 3
Fonte: Censo de Sismologia da USP
Imagem: CNN Brasil