Baldy e Caiado vistoriam obras de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Jaraguá
O Secretário de Cultura, Adriano Baldy, visitou nesta quinta-feira (28), junto com o governador Ronaldo Caiado, as obras de restauração da histórica Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Jaraguá
A reforma, contratada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), foi iniciada em julho do ano passado e já restaurou, até o momento, o arco-cruzeiro e o altar-mor, além de boa parte do banheiro externo. Atualmente, a obras estão concentradas na execução de pisos e calçamentos, restauração de esquadrias, trabalhos no jardim e na fachada lateral norte.
Durante a visita, Adriano Baldy reiterou o compromisso da Secult Goiás em poder restaurar e restabelecer construções que fazem parte da história e cultura do povo goiano. “Aqui na Igreja de Nossa Senhora da Conceição nós temos além do registro religioso e histórico, a composição cultural de todo um século e época… É muito gratificante poder dar sequência a essa trabalho de manter viva a memória do povo goiano”, declarou.
Já o governador Ronaldo Caiado lembrou que a igreja histórica é um símbolo não só para Jaraguá, mas para todo o estado. “Vamos poder oferecer ao povo de Jaraguá, que é um cidade que também tem esse lado histórico e turístico muito alto, e também para toda a população de Goiás e turistas, uma das igrejas mais lindas do país, com todos aqueles móveis que estão incluídos no contrato de recuperação”, comentou.
Ele ainda lembrou que a restauração do local é também importante para o turismo da região, já que a cidade faz parte do Caminho de Cora Coralina, e esse será mais um grande atrativo para os aqueles que fazem o percurso.
História
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, local onde também funciona o Museu de Arte Sacra de Jaraguá, é tombado em nível estadual, por meio do Decreto Lei nº 4.943, de 31 de agosto de 1998. Ela faz parte de um importante conjunto arquitetônico do século XVIII, preservados na cidade.
A construção sacra foi a 4ª capela a ser erguida no arraial do município e tem característica colonial: possui telhado de duas águas escalonado com estrutura de madeira, telhas do tipo capa e bica, guarda-pó de tábuas de madeira e cachorros recortados. Construída em alvenaria de adobe possui campanário em madeira externo ao edifício, com sino.
Antes da restauração, a capela passava por vários problemas estruturais em quase toda sua construção, com a fachada (frontal e lateral), sacristia, capela mor e nave central.
Contrato
A contratação da obra de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição foi feita pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult Goiás) no valor de R$ 1.458.751,36.
A restauração já teve nove medições aprovadas, e a 10º está em análise para aprovação ainda nessa semana. Até o momento já foram quitadas oito parcelas com a empresa Marsou Engenharia Ltda., responsável pela reforma da Igreja.
Também está em estudo um aditivo, que contemplará serviços não previstos (como o reforço estrutural do arco-cruzeiro) e correção nos quantitativos de itens contratados.
“Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, o governador Ronaldo Caiado assegurou os recursos para a conclusão da igreja. Temos agora 50% das obras já concluídas, o pagamento está pagando normalmente e o prazo para que se termine a restauração, marcada para setembro, pode até ser diminuída”, confirmou o secretário Adriano Baldy. Fonte: Comunicação Setorial – Secult Goiás