CidadesNacional

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba e mata piloto; outras vítimas estão sendo atendidas

Na manhã desta quinta-feira (9/1), um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, por volta das 9h30. A queda ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate, e foi confirmada pela prefeitura da cidade. Inicialmente, a administração local informou que havia ocorrido dois óbitos, mas, após atualização do boletim às 11h21, foi corrigido para um único óbito: o piloto da aeronave.

A identidade do piloto ainda não foi divulgada pelas autoridades. Segundo a prefeitura, até o momento, foram registradas oito vítimas no total: cinco ocupantes da aeronave, sendo três adultos e duas crianças, e três pessoas que estavam na pista de skate no momento da queda. Equipes de resgate, incluindo a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar, estão no local realizando o isolamento da área e o atendimento às vítimas. O Corpo de Bombeiros retirou o piloto das ferragens, e as equipes continuam os trabalhos de resgates e atendimentos médicos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu uma nota afirmando que investigará a ocorrência. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Durante essa fase, serão adotadas técnicas específicas para coleta de dados e preservação de elementos que possam contribuir para a investigação das causas do acidente.

Imagens capturadas por câmeras de segurança, que circulam nas redes sociais, mostram o avião saindo da pista, atravessando a avenida e explodindo logo após atingir a praia. Além disso, internautas registraram os destroços da aeronave em chamas na faixa de areia, que rapidamente se tornaram virais.

Segundo informações do sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave envolvida no acidente, com matrícula PR-GFS, é do modelo 525 e tem capacidade para sete passageiros. O sistema da Anac também revelou que a aeronave estava com a operação negada para táxi aéreo, embora sua situação de aeronavegabilidade fosse “normal”.

A investigação sobre as causas do acidente segue em andamento, com as autoridades competentes já trabalhando para esclarecer os detalhes do ocorrido.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo