Notícia

Avião com drogas é interceptado pela FAB e cai em terra indígena na fronteira entre MT e PA

Um avião bimotor que transportava drogas foi interceptado neste domingo (13) por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e caiu na terra indígena Ariramba, localizada na região do rio São Manoel, na divisa entre Mato Grosso e Pará. Com o impacto, dezenas de tabletes de entorpecentes foram espalhados sobre uma área de plantação próxima à aldeia, sendo recolhidos por indígenas e, posteriormente, apreendidos pela polícia.

De acordo com a FAB, a aeronave vinha do Peru e foi interceptada por caças A-29 Super Tucano após entrar sem autorização no espaço aéreo brasileiro. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais, em conjunto com a Polícia Federal e apoio do Grupo Especial de Fronteira, vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Os pilotos da FAB seguiram os protocolos de policiamento do espaço aéreo, realizando medidas de averiguação como reconhecimento à distância e interrogação. Como o avião manteve comportamento irregular, foi determinada a mudança de rota, que não foi obedecida, resultando na queda da aeronave.

Após a colisão com o solo, um helicóptero Black Hawk foi acionado para a operação de resgate. Dois cidadãos bolivianos foram presos pela Polícia Federal no local. Além das prisões, foram apreendidos diversos pacotes contendo uma substância análoga à maconha. Os suspeitos e o material foram levados sob custódia para a cidade de Alta Floresta (MT).

A ação integra a Operação Ostium, que faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, voltado ao combate de ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio da atuação conjunta da FAB com órgãos de segurança pública.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo