Goiânia

Avenida T-10 terá novo sentido de trânsito em Goiânia e passa a operar em binário com a Rua T-55

Mudança entra em vigor nos próximos dias no trecho entre as avenidas T-3 e 85; objetivo é melhorar fluidez e reduzir congestionamentos.

Nos próximos dias, a Avenida T-10, em Goiânia, terá alteração significativa no fluxo de veículos. O trecho entre a Avenida T-3 e a Avenida 85 deixará de ser mão dupla e passará a operar em sentido único, funcionando em binário com a Rua T-55, que seguirá no fluxo contrário.

Motoristas que utilizam a Avenida T-10, no setor Bueno, precisarão se adaptar a uma importante mudança viária. Em breve, o trecho compreendido entre a Avenida T-3 e a Avenida 85 será transformado em via de sentido único, como parte da estratégia da Prefeitura de Goiânia para reorganizar o trânsito da capital.

Com a alteração, quem estiver no Parque Vaca Brava só poderá seguir pela T-10 em direção à Avenida 85. Já o acesso no sentido inverso — partindo da 85 rumo à T-3 — será proibido. O fluxo contrário ficará a cargo da Rua T-55, que comporá o binário.

Intervenções em andamento

De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Tráfego (SMET), a mudança já foi aprovada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e faz parte de um conjunto de estudos que avaliam 36 vias estratégicas da cidade. A fase atual é de obras de preparação, incluindo:

  • Retirada de canteiros centrais;
  • Adequações em calçadas;
  • Instalação de nova sinalização horizontal e vertical;
  • Regulagem de semáforos para o novo fluxo.

Além da T-10, outro projeto de binário está previsto para a Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol. No entanto, essa alteração só deve ser implantada em 2026.

Outras mudanças no trânsito da capital

Desde o início de 2024, Goiânia tem passado por uma série de intervenções para melhorar a fluidez viária. Entre as mais recentes estão:

  • Requalificação da Avenida Jamel Cecílio/136, com corredor exclusivo para ônibus;
  • Proibição de estacionamento em trechos críticos;
  • Implantação da chamada “onda verde” semafórica;
  • Redução do canteiro central na Praça Walter Santos;
  • Abertura de novo acesso para a Marginal Cascavel.

Segundo a Prefeitura, as alterações seguem estudos técnicos de engenharia de tráfego e buscam equilibrar mobilidade, segurança e eficiência no deslocamento de motoristas e pedestres.

GED

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