Caro leitor (a), ao iniciar o presente artigo nesse imensurável Jornal Diário Goiás em Destaque, fique atento para afável leitura.
Desde os tempos mais remotos, o homem vem desenvolvendo técnicas de sobrevivência, ou seja, a vida para o ser humano, reconhecidamente como animal racional e isso tem sido a luta para sobreviver e nesta batalha, ele cria e recria, pensa, imagina e vem improvisando formas de vencer a dura luta para permanecer vivo.
A priori, um exemplo clássico foi à pandemia 2020, 2021 e que se estendeu para o ano de 2022, onde houve a modificação de múltiplas idéias e inventos que transformou toda a história econômica do Brasil e de outros países e com isso o home offce ou trabalho remoto, ganha força e também uma forma de cortar gastos e ampliar a renda. Outra modalidade que se consagrou foi trabalho delivery, que podemos considerar um futuro com uma tendência sem fim.
Nos primeiros tempos houve a luta contra os animais superiores com maior poder de força física, no entanto, o homem descobriu que poderia utilizar o abraço nos objetos e com isso, estendeu seus membros superiores ao pegar um pedaço de osso ou de galho de uma árvore alongando o dedo polegar em alguma coisa como uma poderosa arma para ser um oponente vigoroso contra os outros animais. Inicia-se ai, a revolução humana que posteriormente o domínio no reino animal.
Para melhor compreensão, nesse estágio de desenvolvimento, ainda enquanto nômade, peregrinava em busca de alimentos, em terras até então sem cercamento dos campos, as chamadas terras comunais, pois ninguém era dono de terra alguma, não havia ainda o sentimento de posse, no entanto, a terra era de todos. Até então, enquanto o homem era nômade, andarilho e dormia em cavernas. Eis que veio a necessidade de se fixar e dessa maneira, bateu o estalo na mente de sedentarismo, inventando a agricultura que posteriormente nasceu à criação das cidades.
No entanto, segundo os especialistas em evolução humana, o homem passou ser bípede andar com dois pés (em vez de usar quatro patas, como os outros primatas) e é o que define uma posição ereta, que em seu estágio de crescimento passou ser homo sapiens, homem sábio ou caracterizado de moderno.
A pandemia na conjuntura atual, proporcionou uma esplêndida mudança, onde muitos foram obrigados juntar a família e ao mesmo tempo essa experiência gerou separação de casais inerente algumas situações caóticas.
Por meio deste salto, a vida na cidade se esticou a produção de alimentos em maior quantidade, onde foi construído o comércio e com ele, a usura. O homem conheceu a avareza e com isso experimentou avanços e retrocessos. Evoluiu em termos materiais, mas, andou para trás no que diz respeito a viver em comunhão com o outro e/ou, com o próximo. Dentro dessa conquista e criações das cidades, vieram as feiras local aonde as pessoas trocavam os produtos, pois até aquela época a economia era na base de troca. Nesse contexto, com inúmeros avanços, foi preciso inventar o dinheiro, um bem móvel fácil de carregar e de realizar negociações. Todavia, para transportar os produtos foi necessário inventar carroças, carro de boi, que era uma evolução longe da civilização e ausência da tecnologia.
Contudo, tendo ainda a opção que facilitava o deslocamento que ampliou e aqueceu a economia disponibilizando ao mesmo tempo para a sociedade da época, acessibilidade e como exemplo, as carruagens carregando príncipes e princesas, dando início a uma fase romântica da história, a época dos castelos caracterizada como a Idade Média (século X ao XVIII). O comércio se desenvolveu e com ele, surgiram mais cidades.
Nessa circunstância a produção era manual, a maquinofactura e com a população aumentando veio a necessidade de amplificar a produção de bens, produtos e outras durezas humanas. Num momento posterior, a Revolução Industrial, a produção em série com as máquinas invadindo as cidades, um acesso qualitativo em termos de avanço científico.
Em meio a estas inventividades revolucionárias surgiu também a descoberta do Novo Mundo, as caravelas e que veio a ser a América. O comércio deu um salto fabuloso e muitas pessoas ficaram ricas. Aquele cenário ficou conhecido como o capitalismo hegemônico e que em segundo momento vieram suas conseqüências, a de concentrar a renda ou a riqueza nas mãos de poucos.
Ademais, com isso fez surgir o socialismo, maneira de administrar os bens produzidos, mas de forma a distribuir igualitariamente entre os trabalhadores que no pensamento de hoje é uma utopia. Enquanto isso, o indivíduo na sociedade vai continuar sonhando para trilhar para o caminho do sucesso, por que sempre a parte debaixo que sustentou a décima e para finalizar: qual seria a filosofia do capitalismo?
Gerar lucro e reduzir despesas! Por tanto faça a escolha certa.
Por derradeiro, a pandemia trouxe um impacto negativo que por outro lado foi um grande aprendizado que levou as pessoas a observar mais, refletir e fazer suas criações para melhor sobrevivência.