Vamos cuidar de nossa saúde mental?
Ao iniciar o imprescindível artigo no gigantesco Jornal Diário Goiás em Destaque, já vem em mente que o assunto em questão seria o tratamento para os transtornos mentais; entre eles esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, depressão e outros transtornos invasivos no desenvolvimento. Nesse enquadramento a temática vai, além disso.
Tratando da leitura em tela, não vamos ficar com um cadeado trancado em nossa cabeça esperando cair tudo do céu referente o que temos em mente para concretizar as metas, os objetivos para que os sonhos tornem realidade.
Existe um percentual de pessoas que quando depara com o sucesso do outro costuma dizer que foi sorte ou golpe do destino, que é um discurso equivocado.
Diante desse olhar caótico, o individuo (a) se faz de vítima procurando um culpado para se livrar do tal fracasso lamentando que seu plano deu errado.
Isso nos faz entender que a prisão mental é ligada a um sentimento entrelaçado em algo inconveniente e difícil de libertar.
A razão é que esse sujeito se encontra em um cativeiro emocional que precisa ser resgatado.
Porém, é bem complicado para ajudar quem sofre desse mal por não aceita e enxergar a realidade.
Dentro desse parâmetro.
Toda mudança só depende da própria pessoa para que o progresso aconteça.
Nesse contesto, podemos inserir a saúde mental que é um termo utilizado para descrever a qualidade cognitiva e emocional de um indivíduo ou indicar a inexistência de alguma doença mental. Sendo assim, a saúde mental entra como a verdadeira essência na vida de cada ser humano.
Leia também: Artigo: Autoconhecimento
Qual é o objetivo da saúde mental?
Conforme a “Organização Mundial de Saúde – OMS define a saúde mental como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou mais enfermidades.”
Siga algumas técnicas abaixo:
1- Ter saúde mental é aceitar a exigência da vida no dia a dia e como você harmoniza seus desejos e ficar bem consigo mesmo, como também, afastar de tudo daquilo que é tóxico.
2- Planeje sua carreira e procure apoiar o seu saudável crescimento. Saia do isolamento e se coloca em primeiro lugar, sendo assim, terá liberdade, privacidade e alegria em seu cotidiano.
3- Cuide de sua imagem pessoal e estabeleça metas de curto médio e longo prazo. Veja vídeos que condiz com sua realidade e construa uma boa rede de contatos e seja proativo.
4- Trabalhe o amor próprio e elimine a culpa. Mude seus hábitos e crie uma nova rotina.
Confie em si mesmo sem generalizar suas experiências. Faça pesquisa e leitura. Essas práticas melhora a autoestima.
5- Liberte-se da prisão mental. Tire dez minutinhos de seu dia para ficar em um ambiente silencioso para trabalhar a respiração com leveza e de forma profunda.
Leia também: Artigo: Inteligência Artificial
Para finalizar. É importante conhecer suas limitações, pense melhor no momento de fazer suas escolhas, isso vai contribuir para você se libertar das doenças psicossomáticas (doença de ordem emocional, ou psiquiátrica, conhecida como somatização e que pode surgir queixas em diferente parte do corpo).
Por conseqüência, priorize sua vida e não espere cair do céu o que tanto deseja.
Tire o cadeado mental e aproveita o fascinante tempo para planejar e trilhar por um caminha brilhante para alcançar o sucesso.