Notícia

Apple avança em tecnologia que permite controlar dispositivos com a mente

Da Redação
[email protected]

A Apple está dando passos ousados rumo ao futuro da tecnologia ao investir no desenvolvimento de interfaces cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês), que permitirão aos usuários controlar dispositivos apenas com o pensamento. A iniciativa marca uma nova e ambiciosa fronteira para a empresa.
Nesta semana, foi anunciado que a Apple está colaborando com a Synchron, empresa que há mais de uma década lidera pesquisas e avanços em BCI. Fundada pelo neurointervencionista e tecnólogo Dr. Tom Oxley, a Synchron desenvolveu um implante semelhante a um stent, que pode ser inserido no córtex motor do cérebro por meio de um procedimento minimamente invasivo.
A proposta da Synchron é utilizar um dispositivo que capta sinais neurais diretamente do cérebro e os traduz em comandos digitais. Esses sinais são então interpretados por softwares que podem, por exemplo, selecionar ícones em um iPhone ou iPad.
A tecnologia já conta com autorização da FDA (agência reguladora dos EUA) para testes em humanos desde 2021. Em um vídeo demonstrativo, um usuário aparece utilizando a interface BCI da Synchron em conjunto com o headset Apple Vision, controlando a interface por meio da mente.
Ao se juntar à Synchron e apostar fortemente no setor, a Apple demonstra que está comprometida não apenas com inovação, mas também com tecnologias voltadas à inclusão, acessibilidade e novas formas de interação entre humanos e máquinas.

GED

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo