Diariamente milhares de pessoas utilizam o transporte coletivo em Goiânia, seja para ir ao trabalho, resolver questões pessoais ou mesmo se deslocar em pequenos percursos. Para atender essa demanda, cerca de 290 linhas circulam na capital e na região metropolitana, realizando aproximadamente 7.500 viagens em dias úteis, o que envolve uma frota de 1.100 ônibus de largada, passando por 23 terminais e centenas de pontos distribuídos em todas as regiões.
Mesmo com uma ampla infraestrutura, os usuários buscam melhorias, principalmente no que diz respeito a tecnologia e acessibilidade da informação. “Quando me mudei para Goiânia precisei utilizar o transporte público. Procurei na internet e encontrei o aplicativo ‘SIM RMTC’, que me ajudou. O único problema foi ter que aprender a usar essa ferramenta sozinho, já que nos terminais não têm placas e nem letreiros com horários das linhas”, conta Murilo Lima Santos, 38, auxiliar de serviços gerais, que utiliza diariamente o coletivo para se locomover até o trabalho.
Além dele, a dona Alzira Camilo Silva, 69, já é usuária frequente do transporte coletivo, tanto é que ela possui o passe livre do idoso. O único problema enfrentado por ela é a falta de informação das linhas e horários nas paradas de ônibus. “É complicado, porque às vezes não sei onde descer ou pegar o transporte que volta para o terminal. Mas eu sempre pergunto para alguma outra pessoa do ponto qual horário passa o próximo ônibus, e assim vou indo e voltando das consultas e fisioterapias que faço”, comenta a idosa.
Só que de acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), já se tem uma solução para essa dificuldade enfrentada por alguns usuários. “Estamos buscando um novo modelo, que tem sido chamado de App da Mobilidade, um aplicativo onde o usuário vai conseguir ver horários, comprar os bilhetes para usar no transporte, pegar uma bicicleta alugada, integrar a área azul e demais serviços que ligam todo sistema de mobilidade da cidade”, explicou o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.
“Entendemos que hoje alguns serviços são muito importantes, um deles é a bicicleta como meio de locomoção sustentável. Por isso vamos trabalhar com bicicletas compartilhadas ligadas ao transporte coletivo”, analisou Tarcísio. Além disso, este serviço futuro vai interligar os bairros de Goiânia aos terminais, ampliando as possibilidades de mobilidade para os usuários que, segundo a CMTC, poderão usar o bilhete e cartão para acessar qualquer funcionabilidade deste novo aplicativo.
Benefícios tarifários do transporte
Desde que foi lançado, em maio de 2022, o Passe Livre do Trabalhador já conta com mais de 45 mil funcionários beneficiados e quase 2.500 empresas cadastradas. Esse benefício concede até oito viagens diárias ao mês, incluindo finais de semana e feriados, ampliando em seis viagens, as duas que eram comumente oferecidas pelo empregador aos seus funcionários.
“O Passe Livre do Trabalhador é um case de sucesso que mostra como o poder público pode ampliar ainda mais os estímulos para a democratização do transporte coletivo. Benefício tão vantajoso que o valor final ao empregador foi 20% menor ao pago atualmente pelas duas passagens, graças ao subsídio oferecido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo”, apontou o presidente da CMTC.
Outro programa social de facilitação e democratização ao transporte coletivo é o Cartão Família. O benefício atende até seis pessoas da mesma família que pagam somente uma passagem de ônibus aos finais de semana e feriados para viagens em Goiânia e Região Metropolitana. Desde seu lançamento, a base conta com 6.700 cadastros realizados.
Um dos programas que já está em funcionamento em terminais dos municípios metropolitanos deve chegar a Goiânia ainda este ano. O programa meia-tarifa contemplará os usuários de linhas alimentadoras. Tanto Senador Canedo como Aparecida de Goiânia já finalizaram a implementação. Antes, os moradores pagavam R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público dentro da própria cidade. Agora, o valor a ser pago será de R$ 2,15 para circular internamente.
Nossa reportagem teve acesso ao relatório da CMTC, onde aponta que o município de Senador Canedo teve um aumento do fluxo dos usuários de 78% na demanda de passeios que utilizam o transporte coletivo. Em seguida, o terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia teve aumento de 85%, seguidos dos terminais Garavelo (71%), Araguaia (53%) e Maranata (47%).
Os usuários também podem utilizar o Bilhete Único, que foi lançado em abril de 2022. Com o cartão, o usuário do transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana paga apenas uma passagem e tem a possibilidade de trocar de ônibus sem passar, necessariamente, pelos terminais. Os dados demonstram que essa modalidade representa 63% das validações dos usuários dos ônibus em seu primeiro ano.
De 112 milhões de validações no transporte coletivo, 71 milhões se deram pelo cartão. O Bilhete Único pode ser usado dentro de um período de duas horas e e meia (150 minutos a contar da primeira validação), sem restrição para trocas de linhas, podendo ser realizadas até quatro integrações gratuitas em qualquer um dos quase 7 mil pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia.
Modernização do Aplicativo
Durante a Campus Party, a medida do super aplicativo foi anunciada pelo secretário-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, destacou que a ideia é promover várias formas de locomoção num mesmo ecossistema, onde o cidadão pode ter múltiplas escolhas no trajeto: caminhada, bicicleta, ônibus, uber ou táxi e até mesmo patinetes. E o desenvolvimento desta ferramenta foi baseado em um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) que mostra que o deslocamento por transporte individual cresceu de 35% para 59,6% entre 2000 e 2019 na capital, enquanto o transporte coletivo decaiu de 37,7% para 37,1%. Por outro lado, o transporte por bicicleta aumentou de 4,2% para 12%.
“Queremos oportunizar a praticidade, onde o usuário vai planejar a viagem e terá à disposição os valores com diversos modais. Como exemplo: você pode ir para tal lugar, de bicicleta, ônibus e aplicativo de maneira integrada dando o valor final a você. Até valores de estacionamentos. Tudo estará disponível para você. Com todas as formas de pagamento disponíveis no próprio aplicativo, podendo ser feito por QR Code”, salienta.
Tarcísio Abreu lembra que o app da mobilidade encontra-se em fase de desenvolvimento e testes, em conjunto com o Redemob Consórcio e as empresas concessionárias do serviço. A expectativa é que o lançamento ou divulgacão de mais informações seja realizada até o final de 2023, e que até 2025, a mobilidade e o transporte público de Goiás será o mais modernizado e tecnológico da região centro-oeste.