Aparecida de GoiâniaPolítica

André Fortaleza garante reeleição antecipada e diz que a Câmara de vereadores não é submissa

Para quem pensou alguns dias atrás, que não haveria disputa, o Vereador Araújo registrou chapa para disputar a presidência da Câmara, mas, a chapa 1 venceu com 15 votos, contra 8 da chapa 2

O vereador André Fortaleza (MDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (27).
A eleição antecipada do biênio 2023-2024 foi realizada após alteração do regimento interno da casa no dia 14 de outubro.

Marcelo Silva

André venceu a eleição com 15 votos, contra o experiente vereador Aldivo Araújo (MDB), que encabeçou a chapa 2, obteve 8 votos.

Dois vereadores não compareceram à votação

Assim, a Mesa Diretora para o biênio 2023-2024 é composta por André Fortaleza, como presidente; Gleison Flávio (MDB), como primeiro vice-presidente; Roberto Teixeira (Podemos), como segundo vice-presidente; Valéria Pettersen (MDB), primeira secretária e Leandro da Silva (PTC), segundo secretário.

Fortaleza manda recado para o Prefeito
André citou o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) sobre suposto recado enviado pelo Paço Municipal.

“Prefeito Gustavo Mendanha, a Câmara é parceira, e não submissa.
O senhor pode seguir seu caminho. Ouvi que, se houvesse essa votação, o prefeito poderia até rever a candidatura [a governador].
Quem decidiu essa vitória foram os vereadores. Continuo sendo seu companheiro, mas o respeito tem que ser recíproco”, pontuou.

Ao final da sessão, André Fortaleza convocou nova sessão extraordinária para aprovação de licença de Valéria Pettersen, que deve retornar à Secretaria de Relações Institucionais de Goiânia.

Votação Polêmica: Críticas ao presidente da Câmara Municipal
O vereador Aldivo Araújo, que já foi presidente da casa por duas vezes, e concorreu contra André Fortaleza criticou o atual presidente. O parlamentar disse que a gestão é boa, no entanto não há respeito pelos vereadores e há “opressão” contra servidores da Câmara.

“Tem uns que a gente não gosta, respeita. Isso é muito importante: respeito. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Tem uns cabra aqui que não gosto pois são safados. Não gosto, mas respeito”, criticou Aldivo.


Divisão interna

Na semana passada para verificar o clima daquela Casa de Leis, conversamos com alguns vereadores e pudemos constatar o descontentamento de alguns, que entendiam que o melhor para a Câmara, era aguardar o desenrolar do processo eleitoral no ano que vem. Um deles justificou seu descontentamento, com o fato, de que, provavelmente, Aparecida terá um novo prefeito em 2022 com a desincompatibilização de Gustavo Mendanha e a posse do vice, Vilmar Mariano.
Com isso, o vereador acreditava, que o mais correto, seria aguardar para descobrir se Vilmar assumirá o posto e, só então, discutir com ele os futuros da política municipal. Ficou claro, que de agora, em diante o Legislativo está dividido internamente, alguns vereadores se queixam também do atual presidente, André Fortaleza pelo tratamento que vêm recebendo.

LEIA TAMBÉM: Vereadores de Aparecida comentam e se posicionam sobre a polêmica da antecipação de eleição da mesa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo