Três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os cinco paratletas do programa Esporte em Ação, da Prefeitura de Anápolis, fizeram bonito na 13ª edição das Paralimpíadas Escolares 2019. A competição foi realizada no período de 18 a 23 de novembro, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico. Reuniu mais de 1,2 mil paratletas de todo o país (de 12 a 17 anos).
O paratleta de natação, Alan Wallison Pereira Aguiar, de 14 anos, retornou para Anápolis com um ouro (50 metros peito), duas pratas – 50 metros costa e 50 metros livre – e um bronze no revezamento 4×25 livre. ‘‘Estou feliz por conquistar essas medalhas e por participar desse campeonato. Temos espírito de equipe’’, afirma. Seu companheiro de natação, Gabriel Zafra, de 14 anos, obteve duas medalhas de ouro (50 metros borboleta e 50 metros livre), além de um bronze no revezamento 4×25 livre.
Já Michel Gontijo, de 16 anos, surpreendeu e conseguiu o feito de chegar à segunda fase da modalidade Bocha ao vencer seu adversário, João Mateus, do Espírito Santo, por 3 a 1. Maycon Douglas Barata, de 15 anos, fez parte da Seleção Goiana no Futebol de Sete: até saiu vencedor diante do Mato Grosso do Sul, no triunfo por 4 a 3.
No atletismo, Marcos Vinícius Palmier de Andrade, de 13 anos, teve destaque com sua atuação. ‘‘Fiquei em segundo lugar, em uma bateria dos 250 metros. Ao fim dos 1000 metros, que é uma prova muito disputada, terminei em quinto. É a primeira vez que participo dessa competição. Vou lutar para ser primeiro colocado no ano que vem’’, disse.
O secretário municipal de Esportes, Karim Abrahão, comemorou os resultados e frisou todo o trabalho feito pela Prefeitura de Anápolis e Secretaria de Esportes. ‘‘O prefeito Roberto Naves valoriza o esporte paralímpico, conhece nossos jovens talentos. A professora Silvana Pacheco, que dá aulas para os nossos paratletas, além da diretora Simone Pereira, com todo acompanhamento, trabalharam em equipe. Esse é o espírito que carregamos no esporte’’, finaliza.
Paralimpíadas
A primeira edição das Paralimpíadas Escolares foi em 2009, mas em 2019, Goiás enviou sua maior delegação. Os goianos se tornaram a quarta maior delegação da competição, com 122 pessoas, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Pará. Goiás participou das modalidades de parabadminton, atletismo, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, futebol de sete, bocha, basquete em cadeiras de rodas, atletismo e natação.
A colocação final do Estado de Goiás em 2019 foi o 4º lugar, com 305 pontos conquistados. Clique aqui e confira a classificação!
Atletas anapolinos – Paralimpíadas Escolares 2019:
1 – Gabriel Zafra (Natação) – 14 anos / Esporte em Ação (classificação funcional S8)
2 – Alan Wallison Pereira Aguiar (Natação) – 14 anos / Esporte em Ação (classe funcional S5)
3 – Michel Gontijo (Bocha) – 16 anos / Esporte em Ação (classificação funcional BC4)
4 – Maycon Douglas Barata Luz – 15 anos / Esporte em Ação (modalidade futebol de sete para jovens com paralisia cerebral)
5 – Marcos Vinicius Palmier de Andrade (Atletismo) – 13 anos / Esporte em Ação/Zatopek (classificação funcional T 20)