Aparecida de GoiâniaEducação

Aluna de Fisioterapia da Unifan é premiada na Jornada Científica do CRER

Paloma Nepomuceno Araujo é acadêmica do 6º período do curso de Fisioterapia no Centro Universitário Alfredo Nasser e atleta de voleibol pela instituição. Natural de Dianópolis-TO, ela é filha do casal Nilsan Pereira Nepomuceno Araujo e Ivacy Rodrigues Araujo. A história de vida de Paloma segue o mesmo roteiro de muitos jovens que buscam nos grandes centros uma oportunidade de estudo ou no esporte. No caso dela foram as duas opções. Nas últimas competições em que Paloma disputou pelo time da Unifan, mostrou um excelente desempenho e muita garra.

 

Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2020 a docente participou da Jornada Científica Integrativa da Agir, evento totalmente online estruturado de modo sinérgico entre as comissões dos eventos científicos: XVIII Jornada Científica do CRER, VII Jornada Científica do HDS e V Jornada Científica do HUGOL.

 

Paloma foi contemplada com o terceiro lugar na apresentação oral na Jornada Científica do CRER. O tema do trabalho foi “Desempenho na Marcha de Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)”, orientado pela professora Jakeline Ferreira, Paulo Fernando Lôbo e Denise Sisterolli.

 

Segundo explica a acadêmica, a ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva que gera diversas limitações físicas e leva a uma alta dependência funcional. A marcha dos indivíduos acometidos também se mostra alterada e o trabalho teve a finalidade de observar quais parâmetros da marcha estavam alterados e quantificá-los. É um trabalho com grande relevância, pois há poucos estudos nessa área relatados na literatura. 

 

Paloma disse que a escolha desse tema para a apresentação foi muito incisiva, pois ela já é aluna de Iniciação Científica da Professora Jakeline na UNIFAN pelo segundo ano seguido (PIBIC 2019 e PIVIC 2020) e desde então têm trabalhado incansavelmente com a análise de marcha de indivíduos com ELA, que inclusive é uma pesquisa a gerar mais frutos posteriormente. 

 

“Essa foi a minha primeira apresentação acadêmica em um evento desse porte e, indubitavelmente, ser premiada com o título de terceira melhor apresentação entre 87 trabalhos selecionados, além de uma grande honra, será um marco na minha vida acadêmica. Confesso que a princípio estava muito nervosa em relação à apresentação, contudo, creio que a nossa preparação foi bastante relevante. Por fim, só tenho a agradecer a oportunidade de participar deste evento e poder transmitir esse conhecimento tão relevante aos participantes da Jornada”, ressalta a docente.

 

Veja mais acessando: http://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/  ou em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo