Política

Alego aprova em votação definitiva projeto que estabelece normas para licenciamento ambiental em Goiás

A ASSEMBLEIA APROVOU NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, EM VOTAÇÃO DEFINITIVA, PROJETO DE LEI QUE ESTABELECE NORMAIS GERAIS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DE GOIÁS. A PROPOSITURA É DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA ALEGO, LISSAUER VIEIRA (PSB), E DO LÍDER DO GOVERNO, BRUNO PEIXOTO (MDB). DE ACORDO COM A JUSTIFICATIVA DA MATÉRIA, A DEMORA NA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PELO ESTADO TEM SIDO ALVO DE CRÍTICAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. POR EXEMPLO, HÁ PROCESSOS PARALISADOS POR UM LONGO PERÍODO, SEM QUALQUER IMPULSO OFICIAL, ASSIM COMO O DEMASIADO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES PARA COMPLEMENTAÇÕES DE INFORMAÇÕES E ESTUDOS TÉCNICOS E A FALTA DE CLAREZA DOS ATOS NORMATIVOS, SÃO AS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES.

A sessão ordinária dessa terça-feira, 3, aprovou durante a votação da Ordem do Dia, 13 projetos de lei sendo 12 de autoria dos deputados estaduais, todos em segunda fase de discussão e votação e um projeto do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), também em fase final de apreciação.

Durante a sessão extraordinária, foram aprovados dois projetos de deputados, em primeira fase de votação, um da Governadoria do Estado, também em fase inicial de apreciação, e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), em fase nominal e em primeiro turno.

Sessão ordinária

Dentre as proposições aprovadas em segunda fase de discussão e votação está a de nº 7036/19, que visa estabelecer normais gerais para o licenciamento ambiental do Estado de Goiás. O projeto é de autoria conjunta do presidente Lissauer Vieira (PSB), e do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB).

De acordo com a justificativa da matéria, a demora na análise dos pedidos de licenciamento ambiental pelo Estado tem sido alvo de críticas nos meios de comunicação. Processos paralisados por um longo período, sem qualquer impulso oficial, o demasiado número de notificações para complementações de informações e estudos técnicos e a falta de clareza dos atos normativos, são as principais reclamações.

“Essa situação dificulta a posição tanto do empreendedor quanto do órgão ambiental. Diante disse, vê-se como necessária a atuação do estado de Goiás na busca de soluções dos problemas acumulados ao longo dos anos e que atrapalham tanto a proteção do meio ambiente como a promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de normas claras, adequadas e de segura aplicação”, escreveram os parlamentares, na sua justificativa.

Ainda, foi aprovado em fase definitiva, o projeto de nº 1018/16, assinado pelo deputado Talles Barreto (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade por parte das unidades hospitalares públicas e privadas, postos de saúde, ambulatórios e demais estabelecimentos congêneres do estado de Goiás, de instalarem telas de proteção nas janelas. A matéria segue para sanção da Governadoria.

Por fim, o projeto de nº 2037/18, de iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que obriga as escolas públicas, particulares e creches do estado a disponibilizarem pelo menos 10% de seu mobiliário adaptado para pessoas com deficiências e obesas, aprovado em segunda votação no Plenário.

O intuito da matéria é promover a acessibilidade e inclusão de pessoas deficientes e obesas, dando a elas conforto e acesso necessários para um bom aprendizado e convívio com as demais pessoas.

O parlamentar argumenta que esse projeto é o reforço de uma garantia constitucional, demonstrando a importância e o valor de tal temática. “Nenhuma deficiência ou limitação pode ser um problema quando existem meios para que as oportunidades sejam preservadas”, justifica o parlamentar.

Outros processos aprovados:

Em segunda fase de discussão e votação

Processo 6691/19 – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – Acrescenta o inciso VI, ao artigo 32 da Lei estadual nº 17.663, de 14 de junho de 2012.

Processo 4890/19 – Deputado Thiago Albernaz – Declara de utilidade pública a entidade que especifica. (Centro de Atendimento, Educação e Mediação da Família – Caemfa, com sede no município de Goiânia)

Processo 5241/19 – Deputado Vinícius Cirqueira – Declara de utilidade pública a entidade que especifica. (Associação de Voluntários do Esporte de Goiás – AVEE/GO, com sede no município de Goiânia).

Processo 5295/19 – Deputado Thiago Albernaz – Declara de utilidade pública a entidade que especifica. (Sociedade Assistencial de G- SAG, com sede no município de Goiânia).

Processo 5300/19 – Deputada Lêda Borges – Declara de utilidade pública a entidade que especifica. (Lar da 3ª idade Samaritanos de Águas Lindas de Goiás – Alsama, com sede no município de Águas Lindas de Goiás – GO).

Processo 6003/19 – Deputado Thiago Albernaz – Declara de utilidade pública a entidade que especifica. (Lar Fabiano de Cristo – Casa Professor Pastorino, com sede no município de Goiânia).

Processo 3661/16 – Deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições públicas ou privadas e as cooperativas de crédito localizadas no Estado de Goiás, a contratar vigilância armada para atuar 24h/dia, inclusive em finais de semana e feriados e dá outras providências. Processos apensados: 2017001132

Processo 506/18 – Deputado Jeferson Rodrigues – Dispõe sobre a notificação compulsória dos casos de notícia contra idosos.

Processo 539/18 – Deputado Jeferson Rodrigues – Institui o título de Empresa Amiga da Terceira Idade, para pessoas jurídicas, e o de Amigo da Terceira Idade, para pessoas físicas, e dá outras providencias.

Processo 1124/18 – Deputado Jeferson Rodrigues – Altera a lei nº 19.392, de 11 de julho de 2016, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Afroempreendedorismo.

Sessão extraordinária

Durante a sessão extraordinária dessa tarde, os deputados aprovaram, por 32 votos a 0, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 5694/19, de autoria do deputado Helio de Sousa (PSDB), que altera a Constituição Estadual para instituir sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Outros projetos aprovados em primeira votação:

Processo 4782/19 – Deputado Humberto Aidar – Revoga integralmente o artigo 3º da lei nº 13.246 de 13 de janeiro de 1998, que introduz alterações nas leis nº 11.180, de 19 de abril de 1990, e 11.660, de 27 de dezembro de 1991, e dá outras providências.

Processo 7310/19 – Governador do Estado de Goiás – Dispõe sobre a criação, na Polícia Militar do Estado de Goiás, do batalhão que especifica e dá outras providências.

Processo 5364/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Revoga a lei n° 15.150, de 19 de abril de 2005, e a lei nº 15.470, de 29 de novembro de 2005.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo