Entretenimento

Adele, cantora britânica é acusada por plágio da canção ‘Mulheres’, de Toninho Geraes

Da Redação
[email protected]

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a proibição mundial da reprodução da música “Million Years Ago”, da cantora britânica Adele, em plataformas de streaming. A decisão considera que a canção apresenta plágio de “Mulheres”, composta por Toninho Geraes e famosa na voz de Martinho da Vila no álbum “Tá Delícia, Tá Gostoso” (1995).
De acordo com o juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, há fortes indícios de “quase integral consonância melódica” entre as duas músicas.
Além da proibição, Toninho Geraes busca indenização de R$ 1 milhão por danos morais, além de perdas e danos e o pagamento de direitos autorais acumulados desde o lançamento da obra de Adele, em 2015.
O advogado de Toninho, Fredímio Trotta, afirmou que notificou Adele, um de seus compositores parceiros e as gravadoras envolvidas em 2021, mas não obteve resposta, o que o levou a reunir provas e mover a ação. Trotta destacou que a decisão é “inédita e histórica para a Música Brasileira”, pois representa uma medida de grande alcance no início de um processo de plágio por uma celebridade internacional.
A proibição vale para os 181 países signatários da Convenção de Berna, tratado internacional que protege obras artísticas, literárias e científicas. O Brasil é um dos aderentes recentes à convenção.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo