“A qualificação do empregado é uma preocupação de nossa gestão”, diz secretário Jeferson
Entrevista com o secretário do trabalho de Aparecida, Jeferson Ferreira
O Diário Goiás em Destaque procurou o Secretário de Trabalho de Aparecida de Goiânia, Jeferson Ferreira, para uma conversa descontraída acerca do trabalho desenvolvido pela pasta, ele conversou sobre os números da empregabilidade na cidade, sobre a qualificação da mão de obra que é uma necessidade hoje, e de, como as secretarias trabalham em sintonia para gerar emprego e renda para a população.
Um dos grandes problemas que a Pandemia trouxe foi a questão do desemprego, milhões de trabalhadores perderam o seu emprego. Como estão os números da empregabilidade no município de Aparecida de Goiânia?
Olha só, todos nós sabemos que a Pandemia trouxe prejuízos para todo mundo, inclusive para o setor produtivo, muitos ficaram sem emprego e renda, muitas empresas fecharam as portas, mas em Aparecida nosso prefeito Gustavo Mendanha teve uma mentalidade diferente, foi audacioso e tomou medidas acertadas, uma delas foi o escalonamento regional, permitindo o comércio ser aberto, isso fez com que o comerciante entendesse, a intenção real do prefeito, que na verdade, era de deixar eles trabalharem e não terem seus comércios fechados.
Isso proporcionou ao município um índice pequeno de desemprego. Semanalmente anunciamos aqui dentro da secretaria para todos uma grande oferta de empregos que estão disponíveis.
De fato, hoje existem vagas para pessoas que realmente querem trabalhar e ocupar o mercado de trabalho. Quanto aos números, não podemos precisar, mas, com certeza, podemos dizer que antes, durante, e agora depois da pandemia, os índices de emprego na cidade são positivos e tem nos motivado a trabalhar cada vez mais por nossa população.
O governo federal e estadual tem o SINE (Sistema Nacional de Emprego), o município tem o SIME (Sistema Municipal de Emprego), O que é o SIME? De que forma ele trabalha? Você poderia explicar?
O SIME é o Sistema Municipal de Emprego, é um sistema da prefeitura de Aparecida, não tem nada a ver com o estado ou com o governo federal. Ele atua de forma mais direcionada e assertiva dentro da cidade.
Ele se aproxima mais do setor produtivo, faz com que as oportunidades de trabalho, de fato, sejam ocupadas por moradores daqui, destacando vários fatores tais como: a economia produtiva, mercado de trabalho, geração de renda e gasto com o comércio local, criando um ciclo econômico positivo dentro da cidade.
O que é mais legal é a aproximação com o setor produtivo que acredita em nosso trabalho oportunizando as vagas de emprego. Nessa parceria as empresas vêm até aqui e realizam seus processos seletivos com as pessoas, que saem, com o emprego nas mãos!
O que a Secretaria do Trabalho está fazendo para qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho?
Essa é uma busca constante, é um dos fatores que identificamos como fundamental na concretização do emprego. Em contato com o setor produtivo, verificamos a necessidade de uma mão de obra mais qualificada, vagas surgem, mas, pessoas que tenham qualificação para ocupá-las, era um problema, pensando nisso, desenvolvemos um portal: www.trabalho.aparecida.go.gov.br.
O portal possui vários cursos de qualificação que são oferecidos gratuitamente, em parceria com o Sistema ‘S’ (Sesc, Sesi, Senai e Senac), tem acompanhamento pedagógico e certificação e o intuito da Secretaria é qualificar essas pessoas e entregar elas para o mercado de trabalho, isto está acontecendo, recentemente fizemos a primeira entrega de certificados de pessoas que se inscreveram, de cem, entregamos certificados para setenta delas, muitas, já estão trabalhando e outros aguardando a oferta de trabalho.
A qualificação do empregado é uma preocupação de nossa gestão, o objetivo é fazer com que o trabalhador aparecidense ocupe os melhores cargos nas empresas.
Temos observado a estruturação dos polos industriais que a cidade possui e também, a criação de novos polos. Existe uma sintonia entre a secretaria que trabalha para atrair novas empresas e a sua que oferece a mão de obra qualificada?
Nessa gestão, todas as secretarias trabalham integradas, em sintonia, de forma que, traçamos os objetivos e todas trabalham uniformemente para alcançá-los, essa é uma determinação do prefeito Gustavo Mendanha. Por exemplo: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trabalha em parceria com a Secretaria do Trabalho, uma na atração de empresas que geram os empregos e a outra na qualificação e envio do trabalhador para ocupar as vagas de emprego que foram geradas.
Nesse momento estamos descentralizando nossos trabalhos e indo até a Casa do Empreendedor, onde as empresas são atraídas para o momento de empreendedorismo, e nós participamos como nosso “Know how’, oferecendo todo suporte ao trabalhador.
O que a Secretaria do Trabalho está fazendo para se aproximar do Setor Produtivo?
Primeiro estamos dialogando com o Setor produtivo através de nossas associações, empresários e amigos. E isso, tem feito com que a empregabilidade em nosso município cresça, nosso trabalho na verdade é fazer a intermediação entre as empresas e o trabalhador.
A aproximação com a ACIAG, e seu presidente Leopoldo, contribuiu muito para que os números da empregabilidade crescessem na cidade. Estamos visitando empresas e dialogando com empreendedores da cidade. Ouvindo seus medos, temores e reclamações.
Conseguimos captar um pouco dos seus anseios que era por uma mão de obra mais qualificada e de pessoas mais preparadas para ocupar os postos de emprego. O mercado de trabalho exige qualificação da mão de obra, em alguns lugares mais especificamente ainda e o trabalhador que não se especializar e se preocupar em qualificar sua mão de obra, infelizmente ficará fora do mercado de trabalho.
Quem está precisando de emprego onde procurar o SIME?
É muito fácil, pode ser através do nosso Portal, já descrito acima, onde pode faze seu cadastro, ver as ofertas de empregos, ou em como qualificar sua mão de obra através dos cursos oferecidos.
Ou ainda em nossos pontos de atendimentos, os chamados SACS. A pessoa fará um pré-agendamento e será atendida, temos ainda três lugares: um aqui na Cidade Administrativa, no Veiga Jardim e outro no Parque Flamboyant.