Notícia

Brasil recebe 103 deportados dos EUA com acolhimento humanizado e assistência federal

Três dos repatriados foram detidos por pendências judiciais e a maioria seguiu para Minas Gerais em aeronave da FAB

O governo federal informou que chegou ao Brasil, no último sábado, um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos. O desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional de Fortaleza e contou com a atuação integrada de diversas pastas ministeriais para garantir um processo de recepção humanizado e assistencial aos repatriados.

Segundo informações oficiais, 90 homens e 13 mulheres compõem o grupo. Três deles foram imediatamente mantidos sob custódia pela Polícia Federal por possuírem pendências com a Justiça brasileira. Os demais seguiram para o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A ação de recepção e apoio foi coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em conjunto com os ministérios da Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública e Defesa. O objetivo da operação é garantir não apenas o acolhimento imediato, mas também condições para a reintegração social dos brasileiros deportados.

Acolhimento e assistência aos deportados

A estrutura montada para o atendimento aos repatriados incluiu a entrega de kits de higiene e alimentação, além de apoio psicossocial e orientações sobre acesso a políticas públicas. Entre os serviços oferecidos estão os do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (SUS), Defensoria Pública da União e orientação consular.

O governo federal destacou ainda o atendimento especializado a grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e indivíduos LGBTQIA+. Esses repatriados recebem atenção específica, com suporte adaptado às suas necessidades individuais.

A operação também busca facilitar o contato com familiares e, quando necessário, garantir abrigo temporário e apoio para o deslocamento até as cidades de origem dos deportados.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo