Banco Central inicia testes do Pix Automático, que chega em junho

Da Redação
[email protected]
O Banco Central iniciou no último dia a fase de testes do Pix Automático, funcionalidade que estará disponível nas instituições financeiras a partir de 16 de junho. O objetivo dos testes é verificar se tudo o que foi estabelecido pelo BC está funcionando conforme o planejado.
O Pix Automático facilitará a realização de pagamentos recorrentes, como contas de consumo, planos por assinatura, mensalidades escolares, entre outros, trazendo mais praticidade, segurança e eficiência para recebedores e pagadores.
Para os recebedores, o Pix Automático trará vantagens como o recebimento dos valores em tempo real, seguindo a instantaneidade que é característica do sistema criado pelo Banco Central. Isso permitirá que as empresas melhorem o fluxo de caixa, reduzam atrasos nos recebimentos e diminuam a inadimplência. Além disso, as companhias poderão reduzir custos operacionais, uma vez que o Pix Automático dispensa a emissão e o processamento de boletos bancários.
Para os pagadores, a inovação permitirá que o pagamento de contas como água, luz, condomínio, escola ou plano de saúde seja feito com a possibilidade de escolher entre todas as instituições do ecossistema do Pix. Diferente do débito automático tradicional, no qual é necessário que a empresa fornecedora tenha convênio com o banco do consumidor, o Pix Automático amplia as opções, dando mais liberdade ao usuário.