Prefeitura de Goiânia realiza substituição de gameleira com risco de queda na Avenida Araguaia, no Setor Central

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise Climática, inicia neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de abril, a substituição de uma gameleira localizada na esquina da Avenida Araguaia com a Avenida Contorno, no Setor Central. A ação faz parte do plano estratégico do Gabinete de Crise Climática, que, após mapeamento, identificou árvores com risco iminente de queda na capital. A árvore será substituída por mudas saudáveis, conforme o cronograma estabelecido pela gestão municipal.
A gameleira, considerada um exemplar histórico da cidade, já teve parte de seus galhos removidos anteriormente e sofreu danos estruturais severos após um incêndio recente. Em razão de sua condição comprometida, representa risco iminente de queda.

“A retirada da árvore é fundamental para evitar danos a veículos, imóveis e à rede elétrica, além de proteger a vida de pedestres que circulam pela região, minimizando prejuízos ao patrimônio público e à população local”, destacou o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.
Laudo emitido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) recomendou a remoção da árvore, considerando o intenso fluxo de veículos na região, a presença de um semáforo e a proximidade com uma escola, cujos galhos se projetam em direção à instituição.

Segundo o Gabinete de Crise, outras árvores em situação semelhante foram identificadas e serão removidas conforme cronograma estabelecido pela gestão municipal, com o objetivo de garantir a segurança da população.
Força-tarefa garante agilidade
A ação conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Equatorial, Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) e Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia. Para facilitar a operação, agentes da SET organizarão o tráfego com interdição parcial das vias, enquanto mais de 30 servidores da Comurg estarão mobilizados para garantir agilidade nos trabalhos.
Gabinete de Crise Climática
Criado em 15 de janeiro de 2025, o Gabinete de Crise Climática tem como missão implementar medidas mitigadoras em situações de emergência climática, reforçando a necessidade de ações contínuas e eficazes para a preservação ambiental e a segurança da população. Ele é composto por representantes de 13 órgãos e instituições: Gabinete do Governador, Gabinete do Prefeito, Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCM), Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Defesa Civil do Estado de Goiás.
O gabinete atua na sede da Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, local que conta com monitoramento climático em tempo real.