SET esclarece regras sobre avanço de sinal vermelho e velocidade na madrugada

Da Redação
[email protected]
Em Goiânia, o avanço de sinal vermelho sem autuação é permitido entre 23h e 4h59, conforme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Goiás (MP-GO). A medida visa aumentar a segurança dos motoristas durante a madrugada, período mais suscetível a assaltos. No entanto, o motorista ainda pode ser responsabilizado civil e criminalmente em caso de acidentes.
Luís Tiago Santos, diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), destaca que o respeito aos limites de velocidade deve ser mantido, mesmo fora do horário de fiscalização. Os radares continuam monitorando a velocidade 24h por dia. O TAC, que já está em vigor há mais de 15 anos, pode ser revogado a qualquer momento.
A fiscalização de avanço de sinal ocorre das 5h às 23h, enquanto a de velocidade é feita durante todo o dia. Em 2022 e 2023, Goiânia registrou centenas de milhares de infrações por excesso de velocidade. Para Luís Tiago, o alto número de multas é resultado de imprudência no trânsito e alerta sobre a falsa sensação de controle de muitos motoristas. Dados da Secretaria de Engenharia de Trânsito mostram que Goiânia registrou 469.266 infrações por excesso de velocidade em 2022, 441.281 em 2023 e 256.167 em 2024, até junho, quando os radares eletrônicos ainda funcionam na capital.
Com a volta da instalação de novos radares eletrônicos, a SET espera que os motoristas respeitem os limites de velocidade, que estão bem sinalizados através das placas.