Notícia

Trump Media & Technology Group e Rumble processam Moraes ministro do STF

Da Redação
[email protected]

O Trump Media & Technology Group, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma de compartilhamento de vídeos Rumble ingressaram com uma ação em um tribunal dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, conforme divulgado pelas empresas neste domingo (23). A ação foi movida após Moraes determinar, na última sexta-feira (21), a suspensão da plataforma de vídeos no Brasil até que a empresa cumpra ordens judiciais.
As empresas haviam processado o ministro no Tribunal Distrital dos EUA em Tampa, acusando-o de censura ilegal. A moção busca suspender as ordens de Moraes, que, segundo elas, violam a soberania americana, a Constituição dos EUA e as leis dos Estados Unidos. Além disso, as empresas alegam que o ministro ameaçou o CEO da Rumble, Chris Pavlovski, com acusações criminais.
Moraes havia ordenado que a Rumble suspensa até que nomeasse um representante legal no Brasil, como exige a legislação local para empresas estrangeiras operando no país. O ministro também determinou o pagamento de multas pendentes e o bloqueio da conta do influenciador Allan dos Santos, próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, além de suspender a monetização de seu perfil.
Atualmente, Allan dos Santos vive nos Estados Unidos e é considerado um fugitivo no Brasil, sendo investigado por suposto discurso de ódio e disseminação de desinformação. A decisão de Moraes está inserida no contexto de sua liderança contra os ataques à democracia e ao uso político da desinformação, especialmente durante o governo Bolsonaro, o que gerou críticas de figuras como Elon Musk, proprietário da X.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo