Prefeitura de Goiânia instala sinalização na Avenida 136 dentro do Plano Nova Mobilidade

Da Redação
[email protected]
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, acompanhou a instalação da nova sinalização no cruzamento das Avenidas 136 e 85, no Setor Marista. Esta é a segunda de um total de 100 intervenções que serão realizadas em pontos estratégicos das vias de Goiânia, totalizando 100 quilômetros em 100 dias, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, conjugando ações como uso de semáforos inteligentes e liberação de faixas para ônibus, carros e motocicletas. Ao final, serão 250 quilômetros em 26 corredores identificados por estudos técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).
No cruzamento da 136 com a 85, será retirada a pequena ilha do meio da via para que sejam liberadas três pistas de rolamento. “Nós vamos fazer a abertura para entrar mais fácil da 136 para a 85. São coisas que vão ser feitas ao longo de todas as vias, com sinalização de proibido estacionar, parar ou estacionar ao longo das avenidas e retirada de tachões que sinalizam entrada de calçadas e caçambas que são colocadas sem critério”, anunciou o prefeito, acrescentando que é preciso ter coragem para tomar as providências que a cidade demanda. “O que nós vamos fazer é dar fluidez para o trânsito de Goiânia, dando soluções inclusive para os problemas menores”, afirmou Mabel.
O prefeito ressaltou que as mudanças serão potencializadas com a chegada dos semáforos inteligentes, que serão usados para a metronização do BRT. Com isso, os ônibus poderão passar por todos os cruzamentos com o sinal verde. “Essa sincronização vai acontecer também com os carros, vai fazer a cidade toda andar e as pessoas vão distensionando, muitos vão passar a deixar o carro em casa”, adiantou Mabel. A intenção é realizar campanhas educativas, a exemplo do que foi feito com as motocicletas, que podem usar a faixa antes exclusiva aos ônibus do transporte coletivo.
“As motocicletas estão convivendo bem com os ônibus, os motociclistas estão satisfeitos no meio dos carros, estimamos que a velocidade média aumentou de 6 a 7 quilômetros por hora sem tirar as motos”, citou o prefeito.