Goiânia

ChatBot da Finanças segue para fase de conclusão e promete atendimento humanizado ao contribuinte goianiense

Da Redação
[email protected]

O ChatBot da Finanças contará com atendimento humanizado ao contribuinte goianiense. Isso significa que, para resolução de dúvidas e processos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), entre outros, o contribuinte terá um canal direto para falar com um atendente da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). A proposta foi apresentada pela Superintendência de Inteligência e Tecnologia aos diretores da Superintendência de Administração Tributária.
O sistema vai operar em duas etapas: a primeira, iniciada em dezembro do ano passado, com um atendimento automatizado, por meio de perguntas, respostas e passo a passo, para entender qual a demanda do contribuinte. E a segunda, que está em fase de implantação, por meio de atendimento humanizado com um dos servidores da Sefin com conhecimentos técnicos sobre a demanda em questão.
“O objetivo aqui é poupar o tempo do contribuinte para que ele não precise se deslocar até a secretaria para resolver suas demandas e pendências. Com a ferramenta, tudo poderá ser feito de maneira on-line”, explica o gerente de Análise e Estatística da Sefin, e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, Rhuan Pablo.
Com o ChatBot, todos os serviços da Sefin estarão a um passo do contribuinte. Cada gerência designará servidores para o atendimento, de acordo com sua especialidade técnica, os diálogos terão protocolos e ficarão arquivados para consulta sempre que necessário, e uma cópia poderá ser baixada pelo contribuinte ao fim de cada atendimento. Todo o processo seguirá as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, conforme novas dúvidas forem surgindo, bem como novas demandas apresentadas, existe a possibilidade do próprio departamento incluir a temática e apresentar a solução aos futuros contribuintes que possam vir a passar pelo mesmo problema.
“Esse projeto faz parte do processo de modernização do sistema tecnológico da Sefin e teve como foco principal o contribuinte, facilitando a comunicação direta entre ele e a administração pública, promovendo a resolução das demandas com maior agilidade”, explica a chefe de gabinete da Sefin, Ana Helena Borges.
O projeto teve início em agosto de 2023, e sua primeira fase – que consiste no atendimento automatizado – foi concluída em setembro, e em dezembro do mesmo ano foi disponibilizado no site da Sefin em fase de testes para ver como se comportava. Durante esse período, o sistema manteve a identificação e correção de falhas automáticas que surgiram, sempre em busca de melhorar a experiência do usuário.
Agora, com o projeto já em fase de conclusão, as contribuições apresentadas pela Superintendência de Administração Tributária serão incorporadas e testadas, para que então seja homologado e colocado à disposição do contribuinte goianiense.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo