
A Praça do Trabalhador voltará a ser um espaço de lazer para os goianienses. As obras de revitalização do espaço público estão em fase de conclusão e a previsão é de que a entrega ocorra em novembro. O espaço público abriga a Estação Ferroviária, com reforma entregue recentemente à população e, após a reforma, oferecerá melhor estrutura e mais conforto para a população, com rampas, piso tátil e banheiros. Haverá segurança permanente no local.
Com 49 mil m² de área, o projeto é executado de forma inclusiva, eliminando os platôs e transformando a praça num piso único para facilitar a vida dos pedestres, cadeirantes e deficientes visuais que terão nos passeios o auxílio do piso podotátil. As passarelas ficam nas laterais dos canteiros interligadas por escadas e rampas acessíveis, tudo com áreas verdes para aumentar a permeabilidade do solo.
O prédio administrativo já está quase pronto e vai abrigar a sede da Rádio Hippie e da Associação dos Feirantes, entre outros. Com a revitalização, a praça vai ganhar um posto da Guarda Civil Metropolitana, sanitários e uma enfermaria. Todas essas estruturas visam oferecer conforto aos feirantes e à população. Já as vias próximas estão em preparação para receber a interseção do BRT e da Avenida Leste-Oeste.
O secretário municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh), Henrique Alves, explica que as ações na Praça do Trabalhador têm função bastante representativa para a capital goiana. “O espaço estava degradado e subutilizado. Acredito que após a restruturação, grande número de pessoas voltem a frequentar a praça. Tem um apelo comercial fortíssimo do polo da moda, com geração de empregos e renda, da organização das feiras e um dos pontos turísticos mais belos da cidade”, destaca.
Henrique Alves pontua que, entre as intervenções, as mais significativas sejam com relação ao trânsito com o complexo viário entre o BRT e a continuação da Avenida Leste Oeste. “A via passará ao lado e vai desafogar o trânsito da cidade. Já o BRT terá mais de 120 mil passageiros por dia lá Então, o impacto na região será grande, de visitantes, turistas, compradores. Isso é bom para revitalizar todo o Centro de Goiânia, que ganhará mais vida”, comenta.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos, as obras da praça seguem o cronograma normal e a expectativa para que em breve sejam entregues a população. “Nos próximos dias, o prédio administrativo será concluído, bem como os pisos, daí a praça começa a se apresentar como espaço de contemplação. Esperamos em breve, reorganizar o fluxo das feiras, do trânsito e do transporte coletivo para termos um belo cartão-postal da cidade, valorizando o Centro de Goiânia”, ressalta.
Satisfação
Júlia Gama, moradora do Centro, está contente com o volume de obras apresentadas em Goiânia e entende como necessárias todas as intervenções. “Moro bem próximo a avenida Goiás que recebe as obras do BRT. Quando ficarem prontas, facilitará muito a minha vida, que precisa ir a faculdade próximo ao shopping Passeio das Águas. Sem contar na revitalização, pois o Centro ficará mais iluminado, seguro, bonito e com muitos espaços para a comunidade”, conta. Fonte: Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo / Foto: Jackson Rodrigues