4 milhões de raios em 2025: por que uma descarga atmosférica é tão prejudicial para rede de energia?
Equatorial Goiás explica como raios afetam sistema de distribuição. Com média de 280 descargas atmosféricas por dia, fenômeno está entre principais causas de interrupções no fornecimento de energia no período chuvoso

A Equatorial Goiás reforçou o alerta à população sobre os impactos das descargas atmosféricas no sistema elétrico, especialmente com a chegada do período de chuvas e tempestades intensas. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado registrou cerca de 4 milhões de raios, número semelhante ao do mesmo período de 2024, segundo o Climatempo, monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas da distribuidora.
De acordo com a empresa, os raios estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia durante os meses chuvosos, representando cerca de 20% das ocorrências em Goiás. Somente em 2025, já foram contabilizadas mais de 60 mil interrupções provocadas por descargas atmosféricas. Com esse cenário, a companhia intensificou ações preventivas e reforçou orientações sobre medidas de segurança para reduzir acidentes e prejuízos.
O impacto de um raio na rede elétrica
Um raio pode alcançar tensões que variam de 100 milhões a 1 bilhão de volts, ionizando o ar e criando um canal condutor para a descarga elétrica. A corrente pode chegar a 30 mil ampères, mil vezes maior que a de um chuveiro elétrico. Essa energia aquece o ar de forma abrupta, o que provoca o estrondo do trovão.
Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, “os raios provocam picos de corrente que podem danificar a infraestrutura elétrica e transformadores, podendo causar até incêndios. Além disso, os surtos de tensão podem atingir aparelhos eletrônicos, resultando em prejuízos e riscos à segurança”, afirma.
Mesmo quando não atingem diretamente uma residência, os raios podem se propagar pelos cabos da rede e alcançar casas, prédios e aparelhos conectados. Em casos extremos, também podem causar danos estruturais, como prejuízos a telhados e paredes.
Como se proteger durante tempestades com descargas atmosféricas:
- Em casa: desconecte aparelhos eletrônicos e evite contato com paredes úmidas;
- Perto da água: mantenha distância de lagos, piscinas e qualquer fonte hídrica;
- Em locais abertos: evite campos abertos, árvores isoladas e cercas metálicas;
- Próximo à rede elétrica: mantenha-se afastado de postes de energia;
- Dentro de veículos: permaneça no carro, que funciona como isolante seguro.
Em caso de emergência
A população pode acionar a Equatorial Goiás pelo aplicativo Equatorial Energia, pela assistente virtual Clara via WhatsApp (62 3243-2020) ou pela Central de Atendimento: 0800 062 0196.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, terceira maior holding de distribuição de energia do país, que atende mais de 56 milhões de pessoas em sete concessionárias. Em Goiás, a empresa atende cerca de 3,5 milhões de habitantes em 237 municípios, cobrindo 98,7% do território estadual — uma área de 336.871 km².



