Goiânia

3º Mutirão da Prefeitura oferece orientações e atualizações do Cadastro Único para moradores da Região Oeste

Servidores estarão no estande montado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) fornecendo orientação sobre o Cadastro Único e realizando novas inscrições e atualização de informações dos usuários

Da Redação
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A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), disponibilizará equipes para ampliar as atividades de atualização do Cadastro Único durante o 3º Mutirão de 2024, que será realizado na Região Oeste da Capital.
O atendimento à população será excepcionalmente oferecido durante a semana, de 8 a 12 de abril, das 8h às 17h. Os servidores estarão no estande montado na Rua das Camomilas, quadra 1, lote 24, no Residencial Jardins do Cerrado IV, fornecendo informações sobre o Cadastro Único, realizando novas inscrições e atualizando informações dos usuários da região.
O objetivo é ampliar o atendimento à população local, com orientações sobre ações do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em relação aos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
“A participação no mutirão visa esclarecer e tranquilizar a população da região, agilizando o processo de atualização e cadastro de dados, conforme orientação do governo federal”, explica a secretária titular da Sedhs, Maria Yvelônia.

Atualização de dados

O governo federal suspendeu o pagamento de algumas famílias do Bolsa Família devido a inconsistências nas informações referentes à composição familiar, entre outras. O MDS exige a validação dessas informações nos domicílios.
As famílias ou pessoas que precisam atualizar seus dados estão sendo comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do Cadastro Único e pelo link https://cadunico.dataprev.gov.br/. A comunicação com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) também é feita por meio de mensagens nos aplicativos do PBF, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
Somente após receber essa notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente as unidades dos Cras. Alguns casos, no entanto, só poderão ser solucionados por meio de visita domiciliar para corrigir todas as inconsistências nas informações prestadas pelo usuário.

Serviços de apoio

Além do Cadastro Único, o mutirão conta com o apoio de equipes dos Conselhos Tutelares, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de um balcão informativo para os demais serviços e programas sociais oferecidos pela secretaria.

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