13 deputados estaduais concorrem a prefeituras goianas este ano
A proximidade das eleições municipais de 2020, para eleição de novos prefeitos e vereadores, mobiliza os parlamentares. Neste pleito, nada mais do que 13 parlamentares estão diretamente envolvidos no processo, buscando uma vaga no Poder Executivo municipal. Oito parlamentares, alguns deles já comandaram a prefeitura, estão nessa corrida. Gustavo Sebba, Julio Pina, Lêda Borges, Dr. Antônio, Zé Carapô, Diego Sorgatto, Wilde Cambão, Antônio Gomide. Cinco são candidatos em Goiânia.

Dependendo do resultado das urnas, em novembro, a composição das bancadas na Assembleia Legislativa sofrerá alteração, podendo mudar, assim, a correlação de forças partidárias na Casa. A busca por realização de obras, resgatando compromissos junto à população, é um dos motivos que levam os parlamentares a disputarem cargos no Poder Executivo.
Vale lembrar que alguns dos atuais candidatos já foram prefeitos em seus municípios, e alegam o clamor da população, para optarem por novamente disputar o cargo. É o caso da deputada Lêda Borges, em Valparaízo, e do deputado Antônio Gomide, em Anápolis.
Luziânia é a segunda cidade com maior número de parlamentares da Alego concorrendo ao cargo executivo do município. Diego Sorgatto e Wilde Cambão disputam os votos dos eleitores que possuem como opções também os candidatos Professor Lukas (PSOL), Eládio Carneiro (PSL) e a atual, vice-prefeita Edna Aparecida Alves dos Santos (Podemos), que assumiu interinamente a prefeitura após decisão da Justiça que afastou do cargo o prefeito Cristóvão Tormin (PP).
Em outras cidades do estado, estão confirmadas também as candidaturas dos parlamentares Julio Pina, do PRTB (Senador Canedo – 4 candidatos), do petista Antônio Gomide (Anápolis – 9 candidatos), do tucano Gustavo Sebba (Catalão – 5 candidatos), da tucana Lêda Borges (Valparaíso – 7 candidatos), e dos democratas Dr. Antonio (Trindade – 4 candidatos) e Zé Carapô (Jataí – 6 candidatos).
Goiânia está entre as quatro capitais com maior número de candidatos a prefeito para as eleições de 2020, tendo 16 nomes inscritos na disputa, dentre eles estão os deputados Major Araújo (PSL), Talles Barreto (PSDB), Delegada Adriana Accorsi (PT), Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Alysson Lima (Solidariedade).
Calendário eleitoral
Confira abaixo como ficam outras datas do calendário eleitoral deste ano:
O prazo final para registro das candidaturas foi no dia 26 de setembro;
A partir desta data começou o prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
Após 26 de setembro foi iniciada a propaganda eleitoral, que ocorre também na internet;
Já 27 de outubro é o prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
Primeiro turno: dia 15 de novembro;
Segundo turno: dia 29 de novembro.
Mudança
O primeiro turno das eleições deste ano estava previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o dia 4 de outubro, e o segundo turno em 25 de outubro. Porém, no início de julho, o Congresso Nacional aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterou as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia da covid-19. Ficou definido que o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.