šØ Operação flagra descarte ilegal de entulho em Aparecida

VeĆculo foi apreendido e infrator notificado durante fiscalização da GCM no setor Parque Primavera
A Operação Aparecida Limpa, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, flagrou mais um caso de descarte irregular de entulho em via pública. Na tarde do último dia 1º de julho, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à 1ª Regional, surpreendeu um motorista descartando madeiras e madeirites em um terreno no setor Parque Primavera.
A prĆ”tica Ć© considerada crime ambiental e o autor foi notificado no local. O veĆculo usado para o transporte dos resĆduos foi imediatamente apreendido pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMA), que tambĆ©m lavrou o auto de infração. A ação foi embasada na Lei Municipal nĀŗ 792/88, art. 10, e na Lei de Crimes Ambientais, art. 131.
O flagrante faz parte das aƧƵes contĆnuas da Operação Aparecida Limpa, lanƧada em fevereiro deste ano com o objetivo de combater o descarte irregular de resĆduos em Ć”reas pĆŗblicas e privadas, como calƧadas, lotes baldios e Ć”reas verdes.
Segundo o secretĆ”rio municipal de SeguranƧa PĆŗblica, coronel Godinho, o trabalho conjunto das secretarias Ć© fundamental para o sucesso da operação. āA gestĆ£o do prefeito Leandro Vilela estĆ” atenta e comprometida com a manutenção da ordem e do cuidado com a cidade. As secretarias estĆ£o atuando de forma integrada para garantir que a legislação ambiental seja cumprida e que Aparecida continue avanƧandoā, declarou.
Limpeza urbana reforçada e punição aos infratores
AlĆ©m da fiscalização, a forƧa-tarefa liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) tem mantido a limpeza em ritmo acelerado. Desde o inĆcio do ano, mais de 53 mil toneladas de resĆduos foram retiradas das ruas, calƧadas e lotes baldios ā um volume 40% superior ao registrado em todo o ano de 2024.
Para o prefeito Leandro Vilela, o respeito ao espaƧo pĆŗblico deve ser responsabilidade compartilhada entre poder pĆŗblico e população. āEstamos intensificando a zeladoria urbana e combatendo de forma rigorosa o descarte irregular. Ć dever do poder pĆŗblico agir, mas tambĆ©m Ć© dever do cidadĆ£o respeitar o espaƧo coletivo. Vamos seguir firmes com a fiscalização e a punição de quem insiste em sujar e desrespeitar a cidadeā, afirmou.
A operação envolve uma forƧa-tarefa composta por diversas secretarias, incluindo Meio Ambiente, SeguranƧa PĆŗblica, Planejamento e Regulação Urbana e a própria SDU. Entre as próximas aƧƵes estĆ” a instalação de cĆ¢meras de videomonitoramento em pontos crĆticos da cidade, com o objetivo de coibir novas ocorrĆŖncias e facilitar a identificação de infratores.
A Prefeitura reforƧa que o descarte ilegal de resĆduos pode gerar multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil, dependendo da gravidade da infração.
Canais de denĆŗncia
A população pode ajudar no combate ao crime ambiental denunciando casos de descarte irregular pelos telefones:
š (62) 3238-7243
š± (62) 98459-1661
Ou ainda pela Guarda Civil Municipal, no nĆŗmero 153.