Vilmar Mariano recebe prêmio que destaca avanços da mobilidade de Aparecida
Projeto de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio foi o escolhido dentre cinco cidades nacionais. Cidade também foi destaque no quesito sustentabilidade
O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu na noite desta terça-feira, 28, em Brasília, o Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal Maguito Vilela. A premiação é inédita e realizada pela Fundação Ulysses Guimarães e pelo Movimento Democratico Brasileiro (MDB).
Durante o recebimento do prêmio, Vilmar ressaltou os avanços de Aparecida e o crescimento em diversas frentes da administração que se iniciou na gestão de Maguito Vilela em dois mandatos (2009 e 2012), sucedido por Gustavo Mendanha e, atualmente, por Mariano.
É motivo de gratidão representar Aparecida em um evento tão importante. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com projetos que impactam a vida das pessoas e que, agora, podem ser replicados em outros municípios do Brasil”, afirmou o Prefeito Vilmar Mariano ao lado da primeira-dama, Sulnara Santana.
Durante a cerimônia, o Vice-governador e filho de Maguito, Daniel Vilela reforçou o legado do pai na vida pública.
Depois de ser prefeito de Aparecida, meu pai se apaixonou por essa vida do executivo municipal e por isso, se candidatou às eleições de 2020, em que foi vencedor. Esse prêmio é um reconhecimento do legado do meu pai e com certeza, um exemplo inspirador para os líderes do presente e do futuro”, afirmou Daniel.
A premiação é concedida a gestores municipais do MDB de cidades que tenham realizado ações de interesse público, atendendo os princípios constitucionais, comprovando por meio da apresentação de projetos estruturados, implantados e com resultados mensuráveis.
O Prêmio Maguito VIlela busca também inspirar outros agentes públicos, mostrando as melhores práticas nos eixos de desenvolvimento econômico, social, mobilidade e sustentabilidade.
Aparecida foi premiada na categoria Mobilidade, que destacou o Projeto de Reestruturação da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. O município ficou à frente das cidades de Arapiraca (AL), Itapetinga (BA) e Monte Horebe (PB). O trabalho premiado de Aparecida contempla a implantação dos eixos estruturantes, que interligam a cidade de Leste a Oeste e de Sul a Norte.
“A infraestrutura é um dos principais gargalos das grandes cidades e receber este prêmio é o reconhecimento de que Aparecida está lidando de forma eficiente com a mobilidade urbana. O desafio começou com Maguito, seguido por Gustavo Mendanha e nós estamos dando continuidade a este importante projeto que conecta Aparecida”, declarou Vilmar ao receber o Troféu do Prêmio Maguito Vilela.
Ao todo, são 10 eixos interligando a cidade, desafogando o trânsito, melhorando a locomoção e a qualidade de vida dos moradores. Durante a gestão de Maguito foram entregues os eixos Norte-Sul 1, 3 e 5. Nos governos de Mendanha foram entregues o Eixo Norte-Sul 4 e Leste-Oeste 4, que dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O prefeito Vilmar Mariano já entregou o Eixo Leste-Oeste 1 e, atualmente, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida trabalha no eixo que interliga o bairro Madre Germana ao Jardim Tiradentes e outros seis bairros, que já estão em ritmo de obras avançado.
Viveiro Cerrado
Aparecida também foi destaque na sustentabilidade. O Projeto Cidades Verdes (Viveiro Cerrado), encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município. Esta ação tem como objetivo propor políticas públicas para integrar o meio ambiente no desenvolvimento do município.
O projeto é responsável pelo cultivo de mudas de plantas nativas do cerrado. As mudas são utilizadas na recomposição de áreas degradadas do município, além de integrar a população nesta causa, com a distribuição gratuita destas mudas em eventos realizados pela Prefeitura.
A biografia de Maguito
Maguito Vilela foi o 13º prefeito de Aparecida e governou a cidade entre os anos de 2009 e 2016. Foi considerado um dos melhores prefeitos da história da cidade por ter asfaltado centenas de bairros, construído dezenas de unidades de saúde e criado vários polos industriais e logísticos, além de outras benfeitorias determinantes para o desenvolvimento do município.
Também já ocupou os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado estadual e federal e vereador por Jataí, sua cidade natal. Entre outros cargos públicos, Maguito foi eleito e chegou a tomar posse de forma virtual como prefeito de Goiânia, em 1º de janeiro de 2021, mas morreu dias depois, em 13 de janeiro, vitimado por complicações da Covid-19. Ele tinha 71 anos.
Presentes
Participaram da premiação o vice -governador Daniel Vilela, o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, presidente do MDB, Baleia Rossi, o presidente da FUG, Alceu Moreira, a deputada federal por Goiás, Marussa Boldrim, além de membros do secretariado municipal.