Aparecida de GoiâniaPolítica

Vilmar desembarca na Vila Maria com primeiro mutirão de 2024; iniciativa deve beneficiar 40 mil moradores

Força-tarefa, segundo a prefeitura, é realizada no Parque Santa Cecília, Cândido de Queiroz, Mont Serrat, Jardim Bonança e Parque América

A primeira edição do Mutirão de Aparecida, neste ano, deve beneficiar, segundo os organizadores, até 40 mil moradores da região da Vila Maria. São contemplados ainda, conforme a prefeitura, os setores Cândido de Queiroz, Jardim Mont Serrat, Jardim Bonança, Parque Santa Cecília e Parque América.
Até o próximo sábado, 16, serão executados diversos serviços e ainda disponibilizados atendimentos gratuitos à comunidade.

Na primeira etapa do Mutirão de Aparecida, são realizados serviços de limpeza, conservação e manutenção. Desde a última segunda-feira, 11, quando o prefeito Vilmar Mariano (MDB) deu pontapé inicial às ações, as equipes das secretarias envolvidas estão realizando a roçagem de lotes, retirada de entulho, operação tapa-buraco, poda de árvores, manutenção de canteiros centrais, troca de lâmpadas, revitalização da sinalização de trânsito, pintura de meio-fio entre outros serviços.

Vilmar Mariano determinou ao time de auxiliares que as ações sejam executadas com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores beneficiados.

Nossa intenção é uma só: melhorar o dia a dia de milhares de pessoas que moram ou trabalham nestes bairros. O mutirão é importante porque conseguimos resolver várias questões em um prazo curto”, pontua.

Em meio a pandemia de dengue, o prefeito pede ainda que os moradores atuem com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Estamos realizando uma grande força-tarefa, sobretudo, de limpeza. Nossas equipes estão recolhendo dezenas de toneladas de entulho e lixo todos os dias de terrenos baldios. Precisamos que o morador tire dez minutos por semana para limpar seu quintal, eliminando possíveis criadouros. Contamos com essa ajuda para vencermos o mosquito”.

Mariano promete ainda acompanhar de perto a execução dos serviços relacionados ao Mutirão de Aparecida.

Eu estarei aqui durante esta semana com meu gabinete de rua para entender as demandas dos moradores e acompanhar os serviços in loco”.

A cada edição da força-tarefa, o prefeito ‘gasta sola de sapato’ percorrendo os bairros alcançados pelo mutirão.

Ao longo da semana, são várias as reuniões com lideranças comunitárias, comerciantes e líderes religiosos.

“O mutirão é um instrumento que aproxima a gestão da comunidade. O agente público deve, de fato, sair às ruas para ouvir as necessidades e também resolver os problemas enfrentados pela população. Não abro mão dos compromissos com os moradores durante nosso mutirão”, enfatiza Mariano.

Jair de Oliveira, que mora na Vila Maria há onze anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Aparecida.

“Chegou em boa hora porque estávamos precisando muito da roçagem e também do tapa-buraco. Acredito que vai melhor muito a partir do mutirão”. Doraci Almeida, moradora do Parque Santa Cecília, diz que vai aproveitar o mutirão para cuidar da saúde.
“Quero ver se consigo fazer exame de vista e os testes de glicemia e ainda tomar mais uma dose da vacina contra Covid-19”, projeta a costureira aposentada.

ATENDIMENTOS

Os atendimentos diretos e gratuitos serão disponibilizados na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, na sexta-feira, 15, e no sábado, 16. Segundo a Secretaria de Ação Integrada, responsável pela organização do Mutirão de Aparecida, serão ofertados mais de 100 serviços.

Emissão da Carteira de Identidade, consulta médica, atendimento odontológico, exame oftalmológico, orientação jurídica, vacinação contra Covid-19 e outras doenças e renegociação do IPTU são os serviços mais procurados.

“Iremos trazer vários serviços importantes para toda comunidade. Os moradores irão receber atendimento perto de casa. Pedimos para que os interessados nos atendimentos mais procurados cheguem um pouco mais cedo porque serão atendidos pela ordem de chegada”, alerta o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira. Na sexta, os atendimentos serão encerrados 15h e no Sábado, às 13h.

POLÍTICA

O Mutirão de Aparecida também é um cartaz político para Vilmar Mariano. Além de levar serviços e atendimentos, a iniciativa também proporciona o famoso corpo a corpo do prefeito com os eleitores. A sete meses da disputa municipal, o gestor, que vai buscar o segundo mandato, aproveita para divulgar as ações de governo realizadas na cidade.

Durantes visitas com lideranças comunitárias, o prefeito tem feito um resumo das ações realizadas pela gestão. Ele também anuncia as próximas conquistas.
A nova maternidade municipal, por exemplo, que será entregue nos próximos dias, tem ocupado cada vez mais espaço na agenda do gestor.

Segundo a Prefeitura de Aparecida, a entrega será realizada no próximo dia 26.
A nova maternidade é implantada no prédio do antigo Hospital Garavelo. Para isso, a prefeitura comprou a unidade hospitalar equipada.

Vilmar assegura que após as necessárias adequações, a população contará com cem leitos, inclusive, de UTI adulto e pediátrica.

O prefeito também costuma destacar investimentos em infraestruturas que, segundo ele, serão executados a partir dos próximos meses após liberação de US$ 120 milhões oriundos de um financiamento do Banco do BRICS. Estão previstas construções de pontes, viadutos, CMEIs, parque ambientais e ainda a pavimentação, conforme a prefeitura, de todas as ruas habitadas da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo